Neve e Aurora Boreal: Bodo e Inter esperam condições adversas para playoff da Champions League
Com temperaturas abaixo de zero e risco de neve durante a partida, Bodo/Glimt mobiliza operação especial no estádio para enfrentar a Inter pelos playoffs da Champions League
A pouco mais de 24 horas de receber a Internazionale no play-off da Champions League, o Bodo/Glimt recorreu a um mini-trator para remover a neve do gramado. As condições atmosféricas previstas para a partida, agendada para esta quarta-feira (18) às 17h, são de temperaturas negativas e chance de nevar durante os 90 minutos.
Às 17h (horário de Brasília), Bodo/Glimt e Internazionale realizarão o confronto de ida dos play-off's da UEFA Champions League, com a partida em questão a ser realizada na Noruega, enquanto a volta vai ser realizada no San Siro, na Itália. A última vez que o time norueguês recebeu um jogo da competição foi a 20 de janeiro, quando venceu o Manchester City num histórico 3 a 1, motivo este que pode afetar a confiança dos jogadores da Inter pois, para além dos Citizens, outros gigantes europeus já perderam no Aspmyra Stadion, como a Roma, o Porto, Lazio, Besiktas e Celtic.
Ainda assim, para além da mística da casa dos Den Gule Horde, o clima esperado para o confronto pode ser preocupante para os italianos. De acordo com o sistema climático da Apple, a temperatura no ASpmyra Stadion será entre -1ºC e -2ºC, podendo chegar a uma sensação térmica de -7ºC devido ao vento. Para além disso, há também uma chance de aproximadamente 40% de uma "neve suave" cair durante a partida. Na noite do passado dia 16, o clube mandante recorreu a um mini-trator para remover a neve presente nos arredores do campo em que a partida se realizará.
Por outro lado, ao mesmo tempo que as condições podem ser desafiantes para uma partida profissional de futebol, os torcedores presentes no estádio podem aproveitar não só os seus jogadores a lutarem por uma vaga nas oitavas de final da Champions, como, também, podem observar um fenômeno natural: as chamadas Northern Lights, ou, as Auroras Boreais.
Durante o confronto, e devido ao fuso horário entre Brasil e Noruega, a partida começará às 21h locais. Na Europa, durante a estação do inverno, é comum observar países a terem dias mais curtos, normalmente com a noite chegando entre às 16h e às 17h, logo, fazendo com que Bodo e Inter se enfrentem à luz de holofotes no estádio. Com isso, e pelo fato da cidade de Bodo estar localizada mais a norte da Noruega e mais próxima do Círculo Polar Ártico, o inverno da cidade é marcada pela presença das Auroras Boreais, fenómeno este que tem uma grande chance de ser observado durante a partida entre os dois clubes europeus.