Lamine Yamal é denunciado por contratar pessoas com nanismo para festa de 18 anos
Craque do Barcelona foi denunciado. A lei espanhola proíbe "espetáculos que usem pessoas com deficiência para provocar ridicularização".
A festa de aniversário de 18 anos de Lamine Yamal causou polêmica na Espanha. O craque foi denunciado por ter contratado pessoas com nanismo para o evento, de acordo com a Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE).
- A ADEE condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte do entretenimento da recente festa de 18 anos de Lamine Yamal. A Associação anuncia que tomará ações legais e sociais para salvaguardar a dignidade dessas pessoas, considerando que estes fatos ferem a legislação e também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que pretende ser igualitária e respeitosa - diz a nota oficial da ADEE.
COMUNICADO OFICIAL | La Asociación de Personas con Acondroplasia y Otras Displasias Esqueléticas con Enanismo denuncia la contratación de personas con enanismo como entretenimiento en la fiesta de Lamine Yamal.
Actuaremos por la vía legal y social.https://t.co/cAjEH0Fm03
— Asociación ADEE (@adee_esp) July 13, 2025
A lei espanhola dos Direitos das Pessoas com Deficiência proíbe expressamente "espetáculos ou atividades recreativas em que se use pessoas com deficiência para provocar a piada ou o escárnio de modo contrário ao respeito devido à dignidade humana".
Em caso de condenação, Yamal pode ser obrigado a pagar uma multa de até 1 milhão de euros (cerca de R$6,5 milhões), se o acontecimento for considerado grave.