Roma joga bem, vence o Genoa e retoma quarta posição do Italiano
Time de Gian Piero Gasperini faz 3 a 0 ainda no primeiro tempo no Olímpico, leva gol no fim e não deixa líderes desgarrarem na tabela
A Roma não encontrou dificuldades para se despedir de 2025 com o pé direito. Em seu último compromisso no ano, o time da capital fez 3 a 1 para cima do Genoa, nesta segunda-feira (29/12), na sequência da 17ª rodada do Campeonato Italiano. Soulé, Koné e Ferguson - todos no primeiro tempo - fizeram os gols no Olímpico de Roma. No fim, Ekhator descontou para os visitantes.
Assim, os romanistas sobem na tabela, ultrapassando a Juventus, e retomando a quarta posição, agora com 33 pontos. O resultado, aliás, mantém a equipe viva na luta pelo título italiano, visto que a líder Inter de Milão tem 36 - somente três a mais. Já o Genoa, do técnico Daniele de Rossi, alcança sua terceira derrota seguida e estaciona na 17ª posição - a primeira fora da zona de rebaixamento -, com 14 pontos. Verona (12), Pisa (11) e Fiorentina (nove) compõem o Z-3 italiano.
Passeio da Roma
O primeiro tempo foi um verdadeiro bombardeio da Roma. Não à toa, o placar já marcava 2 a 0 para os donos da casa com apenas 19′. Primeiro, com Soulé, após recuo errado do zagueiro, aos 14′. Cinco minutos depois, Koné fez o segundo após jogada trabalhada pela direita. A bola sobrou para ele, que, da marca do pênalti, só deslocou o goleiro Sommariva.
O arqueiro, aliás, tentou evitar o pior - em vão. Primeiro, em defesaça após chute de Ferguson. Depois, aos 31′, em erro crasso de Malinovskyi, que recuou mal e deu um presente para Soulé. O argentino parou no goleiro adversário, que não conseguiu evitar o rebote de Ferguson: 3 a 0.
Mesmo com o placar já dilatado e com a vitória adiantada, a Roma seguia atacando na etapa final. No entanto, sem a mesma volúpia da primeira metade do prélio. Wesley, atuando novamente pela esquerda, teve boas aparições na área, ainda que não tenha guardado o seu. Já aos 42′, o Genoa fez seu gol de honra. Em jogada ensaiada em cobrança de falta, a bola ficou com Ekhator, que, de primeira, emendou e contou com desvio para superar Svilar e dar números finais no Olímpico.
Próximos passos
Encerrado o ano de 2025, os times só retornam à Serie A em 2026. Mas é logo ali! Afinal, já no sábado (3/1), a Roma viaja a Bérgamo, onde encara a Atalanta, pela 18ª rodada da competição. A bola rola às 16h45 (de Brasília). Precisando voltar a vencer, o Genoa também volta a campo no sábado, mas às 11h. Será em casa, no Luigi Ferraris, quando enfrenta o Pisa, em jogo direto contra o rebaixamento.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.