Com gol de Robinho, o Milan bate a 'Juve' em San Siro
O atacante brasileiro Robinho fez de pênalti o gol da vitória por 1 a 0 do Milan (9º) sobre a líder Juventus, neste domingo, pela 14ª rodada do Campeonato Italiano.
Esta foi a segunda derrota da 'Vecchia Signora' nesta temporada. Por ironia do destino, a primeira foi justamente para o outro time de Milão, a Inter, que pode encostar a um ponto da 'Juve' se superar o Parma nesta segunda-feira.
Em San Siro, Robinho, que teve pouco espaço no time 'rossonero' nas últimas semanas, foi escalado como titular ao lado do jovem Stephen El-Shaarawy e balançou as redes aos 31 minutos de jogo, após o árbitro marcar um pênalti polêmico por um suposto toque de mão do chileno Isla na área da Juventus.
Os jogadores do time de Turim ficaram revoltados, mas o juiz não voltou atrás da sua decisão. As imagens da televisão italiana mostraram depois que o jogador pode ter desviado a bola com as costas e não com o braço.
O ex-atacante do Santos cobrou a penalidade máxima na direita do goleiro Buffon, que pulou para o lado certo e chegou a tocar na bola, mas não a impediu de entrar no seu gol.
O Milan dominou todo o primeiro tempo e defendeu de forma heróica na etapa final para garantir o resultado.
Com o triunfo, o Milan subiu da 12ª para a nona posição e mostra que está começando a se recuperar após um início de temporada desastroso.
Mais cedo, a Fiorentina arrancou o empate em 2 a 2 no campo do Torino (14º) e se igualou à Inter na vice-liderança.
Apesar do time de Florença ser favorito antes da bola rolar, este empate pode ser considerado um bom resultado, já que enfrentou condições muito adversas, tendo dois jogadores lesionados ainda no primeiro tempo, o meia Alberto Aquilani aos 38 minutos de jogo e o artilheiro Luca Toni aos 39.
Para piorar ainda mais as coisas, logo depois de Toni sofrer uma pancada na cabeça chocar com um zagueiro adversário, o Torino abriu o placar aos 40, com um gol de Alessio Cerci, que por ironia do destino era jogador da Fiorentina no ano passado.
A 'Viola' empatou aos 29 do segundo tempo, quando o zagueiro Gonzalo Rodriguez cobrou um pênalti após o chileno Juan Cuadrado ser derrubado na área.
No entanto, o mesmo Rodríguez jogou contra o patrimônio dois minutos depois, ao desviar para as próprias redes um cruzamento do esloveno Walter Birsa.
Apesar deste baque, a Fiorentina encontrou forças para deixar tudo igual novamente aos 39, em belo chute cruzado do marroquino Mounir El Hamdaoui.
Em outra partida disputada neste domingo, a Roma (6º) venceu por 1 a 0 no campo do lanterninha Pescara, com um gol marcado por Mattia Destro logo aos cinco minutos de jogo.
Esta vitória teve um sabor especial para o técnico do time da capital, o tcheco Zdenek Zeman, que comandou o Pescara na temporada passada, na campanha que levou o time do sul da Itália de volta para a primeira divisão.
Já o Genoa (16º) encerrou uma série de seis derrotas ao vencer por 1 a 0 no campo do Atalanta (8º) e saiu da zona de rebaixamento.
O arquirrival Sampdoria (11º), que na rodada anterior venceu o clássico da cidade de Gênova por 3 a 1, obteve mais um triunfo, ao superar o penúltimo colocado Bologna em casa por 1 a 0.
Resultados da 14ª rodada do Campeonato Italiano: