Newcastle muda nome do estádio após 119 anos; torcedores protestam
O proprietário do Newcastle, Mike Ashley, anunciou nesta quinta-feira que o lendário estádio St. James' Park, com 119 anos de história, se chamará a partir de agora Arena Sports Direct.
Ashley, um empresário britânico que comprou a maior parte das ações do clube em 2007, renomeou o estádio com a marca de uma de suas empresas, sem que haja benefício econômico direto para o Newcastle, segundo informações da rede de televisão britânica BBC.
A intenção do clube é demonstrar que o estádio é suscetível de ser patrocinado a longo prazo por outra empresa, disse o diretor de marketing da entidade, Derek Llambias.
"O Newcastle está buscando um patrocinador que adquira os direitos do nome do estádio. É uma fórmula muito lucrativa que permite aos clubes garantirem receitas adicionais muito importantes", comentou Llambias.
De acordo com os cálculos do diretor de marketing, o clube poderá gerar cerca de 11,5 milhões de euros se conseguir um patrocínio conjunto do estádio e da camisa da equipe.
A notícia gerou muitas críticas entre os torcedores do Newcastle, que até agora estavam vivendo uma temporada sem maiores problemas, com o time invicto e em terceiro lugar no Campeonato Inglês.
"É uma medida muito difícil de aceitar. Todos nós entendemos que no futebol é preciso gerar a maior quantidade de receitas possível, mas acho que a maioria dos torcedores é contra mudar o nome do estádio", afirmou ao jornal The Guardian o editor de uma revista dedicada ao Newcastle, Mark Jensen.