PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Jogão! United bate Liverpool com 2 de Mata e Gerrard expulso

Time visitante levou a melhor com um homem a mais, mas viu rival lutar pelo empate até o fim no maior clássico do Inglês

22 mar 2015 - 12h26
(atualizado às 13h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O Liverpool precisava do resultado positivo no clássico contra o Manchester United deste domingo, mas o time treinado por Louis Van Gaal não deu sopa para o azar. No Anfield, o time visitante mostrou superioridade durante todo o duelo e venceu por 2 a 1, com dois gols de Juan Mata, um deles de voleio. Sturridge descontou para o time da casa na partida válida pelo Campeonato Inglês, mas não foi o suficiente. Veja como foi o jogo minuto a minuto.

Com a expulsão precoce de Gerrard, que ficou em poucos segundos em campo, os comandados de Brendan Rodgers até tentaram reagir, mas não tiveram forças para superar o rival e complicou suas chances de chegar à Liga dos Campeões. Com a derrota, o Liverpool ficou cinco pontos atrás do United, que foi aos 59 na classificação.

Mata fez um golaço de voleio no segundo tempo
Mata fez um golaço de voleio no segundo tempo
Foto: Carl Recine / Reuters

Fora de casa, o Manchester United impôs o estilo pragmático de jogo elaborado por Louis Van Gaal para esta temporada e teve mais posse de bola que o time anfitrião. No começo da primeira etapa, a escalação pouco estrelada escolhida pelo técnico holandês, que deixou Di María, Falcao García e Van Persie no banco, foi amplamente superior ao Liverpool, especialmente atacando as costas do ala esquerdo Alberto Moreno.

Foi pelo setor que Ander Herrera encontrou Juan Mata livre para abrir o placar aos 13min. Com problemas para conseguir contragolpes, principal arma da equipe, o Liverpool demorou para reagir, embora tenha dado sustos em De Gea, especialmente em uma jogada construída por Sterling e Sturridge, finalizada para fora por Lallana.

O time da casa foi para os vestiários atrás no placar, mas mostrando um futebol melhor do que o do início do clássico. Para tentar a virada, o técnico Brendan Rodgers colocou Steven Gerrard no lugar de Lallana, mas a mudança durou apenas quarenta segundos. Maior artilheiro da história do clássico, o capitão do Liverpool entrou em uma dividida dura, mas limpa com Mata. Na sequência, outra dividida, desta vez desleal: Gerrard sofreu carrinho de Herrera, mas deixou o pé e cravou sua chuteira na canela do espanhol e foi prontamente expulso.

Mesmo com um a menos, o Liverpool surpreendentemente cresceu em campo, mas o princípio de reação foi enterrado após a entrada de Di María, que substituiu Ashley Young e serviu Mata para que o espanhol fizesse aos 14min um golaço de voleio que silenciou o torcedor no Anfield.

Sturridge descontou para o Liverpool contando com a colaboração do goleiro De Gea
Sturridge descontou para o Liverpool contando com a colaboração do goleiro De Gea
Foto: Phil Noble / Reuters

Com a necessidade do resultado, Rodgers fez alterações exóticas ao abrir Sterling na ala esquerda e colocar Balotelli na referência do ataque. As mudanças surtiram efeito, pois mesmo com um a menos os anfitriões conseguiram jogar de igual para igual e chegaram a descontar com Sturridge, após mais uma assistência de Philippe Coutinho. Não foi o suficiente, no entanto, e o United abriu uma ótima vantagem na corrida para a última vaga à próxima Liga dos Campeões.

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, a 31ª, o Liverpool tem pela frente mais um adversário de peso, o Arsenal, no Emirates Stadium. O Manchester United, por sua vez, recebe o Aston Villa no Old Trafford. Ambos os jogos serão no próximo sábado.

Juan Mata abre o placar para o Manchester United
Juan Mata abre o placar para o Manchester United
Foto: Phil Noble / Reuters

Expulsão de Gerrard

Ídolo da torcida do Liverpool e com nove gols na carreira no clássico contra o Manchester United, Steven Gerrard não durou nem um minuto em seu último clássico com a camisa vermelha diante do maior rival. Com a saída certa do clube que o lançou para o futebol ao final desta temporada, o meia mostrou um incomum destempero ao pisar em Herrera, impulso que fez com que ele pedisse desculpas peça ação e assumisse a responsabilidade pela derrota em entrevista após o jogo. Isso não evitou que internautas tirassem sarro dele no Twitter.

Sina de Rooney

Atacante desperdiçou pênalti e prolongou jejum
Atacante desperdiçou pênalti e prolongou jejum
Foto: Phil Noble / Reuters

Nos acréscimos do segundo tempo, com a vitória praticamente garantida, Daley Blind foi derrubado dentro da área do Liverpool e o Manchester United teve a oportunidade de selar o placar em um pênalti. Rooney, formado do Everton e com uma carreira praticamente inteira em Manchester, teve a oportunidade de encerrar um jejum de dez anos sem marcar gols no Anfield quando encarregado da cobrança. O atacante bateu forte no canto direito de Mignolet, mas o goleiro belga acertou o lado e prolongou a seca do camisa 10.

Calma, Balotelli

Torcedor pediu para jogador se acalmar
Torcedor pediu para jogador se acalmar
Foto: Carl Recine / Reuters

Assim como Gerrard, Mario Balotelli saiu do banco de reservas meio destemperado, embora este seja seu comportamento-padrão. Em um lance na lateral, o italiano abraçou Smalling e jogou o zagueiro adversário no chão, começando uma discussão que poderia resultar na sua expulsão, afinal o atacante já havia sido punido com o cartão amarelo. Um torcedor do Liverpol, preocupado em perder mais um jogador no clássico, abraçou o jogador e pediu calma para ele, que sossegou e não arranjou mais confusão até o fim do duelo.

GOLS

Liverpool 0 x 1 Manchester United - 13min do primeiro tempo

Herrera armou jogada pelo meio e lançou Mata nas costas de Moreno. O espanhol invadiu a área e chutou cruzado, na saída de Mignolet.

Liverpool 0 x 2 Manchester United - 14min do segundo tempo

Di María dominou na entrada da área e cruzou para Mata, que acerou um belo voleio de primeira.

Liverpool 1 x 2 Manchester United - 23min do segundo tempo

Carrick perdeu a bola no meio de campo. Sturridge recebeu de Coutinho na área e bateu cruzado. Bem posicionado, De Gea aceitou e deixou o rival descontar.

Pelé foi uma das atrações do clássico em Anfield
Pelé foi uma das atrações do clássico em Anfield
Foto: Alex Livesey / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade