PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Inglês

Duelo do Inglês tem empate e comemoração antissemita de Anelka

28 dez 2013 - 12h56
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O West Ham recebeu o West Bromwich, neste sábado, no Boleyn Ground, pela 19ª rodada do Campeonato Inglês, e as duas equipes protagonizaram um duelo emocionante, que terminou empatado por 3 a 3. Mas o espetáculo ficou em segundo plano com a polêmica causada pela comemoração do veterano atacante Nicolas Anelka, 34 anos, que marcou dois gols e celebrou o primeiro com um gesto antissemita que vem se tornando popular na França.

<p>Gesto feito por Anelka, a "quenelle", é visto como antissemita na França</p>
Gesto feito por Anelka, a "quenelle", é visto como antissemita na França
Foto: Getty Images

O gesto, conquecido como "quenelle", consiste em esticar um braço e cruzar o outro na altura do ombro. Foi inventado pelo humorista francês Dieudonné M'bala, de quem Anelka é amigo pessoal, e que já teve diversos problemas com a lei por fazer piadas desrespeitosas a judeus em seus shows. Recentemente, a "quenelle" vem se alastrando na França, com várias pessoas fazendo o gesto em locais que possuem ligação histórica com judeus e publicando fotos na internet.

A repercussão do gesto de Anelka foi altamente negativa na imprensa francesa. O jornalista Philippe Auclair, correspondente da France Football na Inglaterra, afirmou em seu perfil no Twitter que o uso da "quenelle" no atual momento é "cretino na melhor das hipóteses" e "muito pior que o dedo mostrado por Wilshere (meia do Arsenal) aos torcedores do Manchester City, que foi corretamente punido".

Os demais gols da partida foram marcados por Joe Cole, Maiga e Nolan, para o West Ham, e Berahino, para os visitantes. Com o resultado, o time da casa permaneceu na 19ª colocação e o West Brom ficou na 15ª.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade