Gigante europeu apresenta proposta de nova competição; entenda
A proposta não ganhou força nos bastidores
O Porto apresentou uma proposta para a criação de uma Taça Ibérica, que classificaria os quatro primeiros colocados dos Campeonatos Espanhol e Português, respectivamente. Segundo o "A Bola", isso implicaria na extinção da Taça da Liga portuguesa, algo que não está nos planos dos organismos do futebol e da maioria dos outros clubes.
A proposta da criação da competição foi apresentada pelo agora presidente André Villas-Boas durante a reunião entre presidentes do Campeonato Português, durante o encontro que aconteceu na Arena Liga Portugal, na cidade do Porto.
Caso a competição seja introduzida no calendário de times espanhóis e portugueses, implicaria na extinção da Taça da Liga. Portugal é um dos poucos países que têm duas copas nacionais e a competição tem sido muito criticada pelos torcedores recentemente.
A Taça da Liga Portuguesa reúne times das duas principais divisões do país, mas não conta com alguns times B, que não podem disputar a competição. Vale lembrar que o time B disputa a segunda divisão e, por conta disso, não pode subir para a primeira divisão.
No entanto, a proposta da criação da Taça Ibérica animou a maioria dos presidentes presentes e não está nos planos dos organismos que gerem o futebol português, além da maioria dos clubes. Fora isso, tudo que é discutido pela reunião tem que ser ratificado pela Assembleia Geral da Liga.