Cobiçado, prodígio norueguês de 15 anos joga e faz história
Martin Odegaard. Muito provavelmente, essa é a primeira vez que você lê esse nome em toda a sua vida, não é? Então trate de se acostumar: ele deverá marcar cada vez mais presença no “dicionário do futebol mundial”. O jovem norueguês, que atua pelo time profissional do Stromsgodset, da primeira divisão escandinava, atuou pela seleção de seu país na partida desta segunda-feira, diante da Bulgária, pelas Eliminatórias para a Eurocopa, e fez história: ao sair do banco e pisar em campo, tornou-se o jogador mais novo da história a disputar a competição que dá vagas ao torneio europeu de seleções.
Qual é a idade de Odegaard? 15 anos e 300 dias. Nascido na cidade de Drammen no dia 17 de dezembro de 1998, o meio-campista ainda franzino superou a marca do islandês Siggi Jónsson, que estreou a serviço de sua seleção em junho de 1983, à época com 16 anos e 251 dias. Outros jogadores, agora estrelas do futebol mundial, aproximaram-se deste recorde, mas não conseguiram batê-lo. Gareth Bale (que estreou por País de Gales aos 17 anos em 2006) e Romelu Lukaku (que estreou pela Bélgica com a mesma idade nas Eliminatórias para a Euro de 2012) são alguns deles.
Odegaard é um meio-campista clássico: canhoto, tem muita habilidade e possui nas arrancadas em velocidade as suas principais armas. Ele também esbanja visão de jogo e encantou o futebol norueguês com excelentes dribles e passes em profundidades no campeonato local. O jovem de 15 anos entrou em campo na vitória norueguesa por 2 a 1 sobre a Bulgária aos 19min do segundo tempo. “Eu estava uma pilha de nervos quando fui convocado, mas com o carinho que recebi do povo, só tenho que sorrir e seguir em frente”, disse Odegaard, ao jornal Verdens Gang.
Curiosamente, esta não foi a primeira partida do meia com a camisa da seleção norueguesa. Em 27 de agosto, ele defendeu a seleção escandinava em amistoso diante dos Emirados Árabes Unidos. O duelo desta segunda-feira, então, foi o seu primeiro oficial pela Noruega. Este fato deve aumentar ainda mais a cobiça de gigantes do futebol europeu, que há alguns meses já demonstram interesse em tirar Odegaard do futebol norueguês. O jovem já realizou testes no Manchester United e no Bayern de Munique recentemente, e cogita-se que o Real Madrid já enviou uma oferta de 12 milhões de libras (cerca de R$ 46 milhões) ao Stromsgodset.