5 eventos ao vivo

Campeonato Espanhol

Justiça suspende greve e marca rodada do Espanhol no domingo

Gustau Nacarino / Reuters
14 mai 2015
08h26
atualizado às 11h58
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Justiça espanhola suspendeu nesta quinta-feira a greve de jogadores de futebol do país após concordar com uma petição apresentada pela Liga de Futebol Profissional (LFP). A decisão impede a paralisação planejada pelo sindicato dos jogadores (AFE), que ameaçava parar as atividades futebolísticas da Espanha nas últimas duas rodadas do campeonato nacional. Assim, as dez partidas válidas pela 37ª rodada do Campeonato Espanhol estão confirmadas e foram marcadas para este domingo .

O sindicato tinha convocado a greve para o próximo fim de semana, porque está descontente com a nova lei que obriga a negociação coletiva para a venda de direitos televisivos. Isto gerou uma reação da LFP, que argumentou que a greve seria ilegal.

Justiça suspendeu greve e marcou 37ª rodada do Espanhol para este domingo
Justiça suspendeu greve e marcou 37ª rodada do Espanhol para este domingo
Foto: Emilio Naranjo / EFE

"Os objetivos da greve identificados em sua convocação, assim como na própria carta remetida pelo senhor Luis Rubiales (AFE) a seus associados, permitem antecipar que têm por finalidade a modificação do convênio coletivo vigente, que regula expressamente o fundo da AFE e o fundo de garantia salarial para assegurar a cobrança dos jogadores aos clubes inadimplentes", afirma o auto publicado nesta quinta-feira.

A Câmara Social indicou também ter provado "que a realização da greve impediria a conclusão do campeonato da Primeira e Segunda Divisão nas datas indicadas, o que provocaria uma grave desordem organizativa, cuja resolução é muito difícil de resolver pelos compromissos internacionais da Espanha e dos próprios clubes".

Real precisa fazer a sua parte e torcer por um tropeço do Barça neste domingo
Real precisa fazer a sua parte e torcer por um tropeço do Barça neste domingo
Foto: Dani Pozo / AFP

Desta forma, a 37ª rodada do Campeonato Espanhol está confirmada para este domingo. E ela promete ser mais do que decisiva, já que o Barcelona encara o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón, e, se vencer, confirmará o título nacional desta temporada. Para que as partidas sejam realizadas, contudo, a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) precisa enviar os árbitros e assistentes para as partidas e dar todas as condições para que os jogos ocorram. O problema é que a entidade se mostrou favorável à posição do sindicato de jogadores. É esperar para ver.

Com informações da Agência EFE

 

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade