0

Destaque na Grécia, Chumbinho reclama da falta de chances no São Paulo

16 set 2012
09h44
atualizado às 14h15
Henrique Munhos

Rivaldo, Giovanni, Zé Elias e Gilberto Silva são exemplos de brasileiros de destaque que passaram pela Grécia em um passado recente. Atualmente, esse número diminuiu, muito em parte por conta da crise econômica vivida pelo país europeu. O destaque brasileiro na última temporada do Campeonato Grego foi Chumbinho, 25 anos, meia desconhecido do público nacional.

Revelado pelo São Paulo, o pernambucano Marinaldo Cícero da Silva teve poucas oportunidades na equipe paulista. O jogador lamentou a ausência de chances e comparou sua situação à de outros atletas da base do time tricolor.

"O São Paulo é uma equipe grande, que conta com muitos jogadores. A situação que aconteceu comigo também aconteceu com muitos outros atletas, que não tiveram oportunidades e não foram valorizados no clube. O Rafinha, do Coritiba, e o Jean, que hoje defende o Fluminense, são outros exemplos de jogadores que saíram da equipe e hoje estão fazendo um grande trabalho", afirmou.

Após passar por América-SP, Rio Claro, Ponte Preta e Coritiba, Chumbinho, que já havia tido um período curto no Kashima Antlers, do Japão, deixou o Brasil em 2008 e não retornou desde então. Após passar um ano no Leixões, de Portugal, foi para a Grécia defender o Ethinikos.

Comprado pelo Olympiacos, maior clube do país, em 2010, Chumbinho rodou por outras quatro equipes gregas, sempre em contrato de empréstimo. A última temporada, no entanto, foi a de maior destaque, já que ele marcou dez gols, deu cinco assistências e entrou na seleção do campeonato. Seu clube, o Levadiakos, terminou na sétima colocação.

Ao retornar para o Olympiacos, bicampeão nacional, o brasileiro fez a pré-temporada, mas, antes de começar o campeonato, foi novamente emprestado, deste vez para o Atromitos, quarto colocado do último torneio. Apesar disso, Chumbinho não se abate, espera uma grande temporada e cogita voltar ao Brasil só no futuro.

"Achava que ficaria no Olympiacos nesta temporada, já que participei da pré-temporada lá. Entretanto, fui emprestado para um bom time, que briga na parte de cima na tabela e paga os salários corretamente (Chumbinho sofreu com atrasos de salários em três equipes gregas e, ao todo, ficou um ano com pagamentos atrasados). Espero fazer uma grande temporada, depois parar e pensar no meu futuro. Claro que aceitaria sim retornar para o Brasil", finalizou.

Chimbinho já foi eleito o craque da primeira rodada, e o Atromitos soma duas vitórias em dois jogos nesta temporada. Os jogos do Campeonato Grego 2012/2013 tem transmissão do Terra.

Chumbinho, que tem contrato com o Olympiacos, entrou na seleção do último campeonato
Chumbinho, que tem contrato com o Olympiacos, entrou na seleção do último campeonato
Foto: Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade