Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Campeonato Uruguaio terá nova fórmula de disputa

7 ago 2009 - 14h44
(atualizado às 15h07)
Compartilhar

Os clubes uruguaios chegaram a um acordo sobre a nova fórmula de disputa do campeonato local, que será implantada na temporada 2009/2010, com início em 22 de agosto.

Os dirigentes das equipes e a federação uruguaia decidiram acabar com a Liguilla, torneio que definia os classificados para a Copa Libertadores e à Copa Sul-Americana.

Já os torneios Apertura e Clausura serão mantidos, e a soma de pontos vai formar a classificação anual.

O campeão da liga vai garantir o acesso direto à Copa Libertadores de 2011. As outras duas vagas serão definidas pela tabela anual.

As equipes que conquistarem o Apertura e o Clausura irão para a Copa Sul-Americana de 2011. O terceiro classificado para este torneio virá da classificação total.

O Uruguai, que tem atualmente duas vagas na Sul-Americana, ganhará mais uma a partir da edição de 2011.

A modificação na fórmula do Uruguaio serve para corrigir uma suposta injustiça cometida contra o Defensor Sporting.

O clube conquistou o último Apertura e somou mais pontos na classificação anual, mas ficou fora de todos os torneios internacionais. Isto porque foi derrotado nas finais da liga e ficou em quinto na Liguilla.

Segundo os dirigentes, as mudanças valerão, a princípio, apenas para a próxima temporada devido à falta de datas disponíveis para a disputa da Liguilla.A Fifa determinou que os torneios locais não podem passar de 16 de maio, uma medida tomada para permitir uma melhor preparação das seleções para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra