Ataques de bombas suspendem duelo Estudiantes x Banfield na Argentina
O confronto entre Estudiantes de La Plata e Banfield, válido pela 15ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, foi suspenso nesta segunda-feira com apenas 13 minutos de jogo na cidade de Quilmes. Por conta de duas bombas atiradas pela torcida alvirrubra do time mandante, que vive uma crise e aparece na penúltima colocação da tabela, o confronto foi paralisado logo nos instantes iniciais de jogo, quando o placar marcava 1 a 0 para os visitantes do Banfield.
O primeiro estrondo ouvido no Estádio Centenario de Quilmes se deu logo com 1min de bola rolando, mas não causou interrupção de jogo. Contudo, aos 13min - dois minutos depois de Rodrigo López marcar o único gol do duelo -, outra bomba foi atirada no gramado pela torcida do Estudiantes. A explosão aconteceu na pequena área defendida pelo goleiro Cristian Luchetti, do time visitante, que não foi atingido, mas que foi ao gramado reclamando de um "trauma auditivo". A partida acabou sendo paralisada pelo árbitro.
O acontecimento revoltou o meia Juan Sebastián Verón, capitão e ídolo do Estudiantes. O veterano, que se aposentará ao final de 2011 para se tornar diretor da seleção argentina, foi à grade que separava a torcida do Estudiantes para reclamar com os torcedores da própria equipe. Verón, aliás, insultou e ameaçou agredir os torcedores que estavam pendurados no alambrado e que se recusavam a descer.
Após o entrevero, o meio-campista chegou a dizer que as explosões estavam "armadas" e fez acusações. "Há uma disputa interna, de não sei quem, que acaba prejudicando os verdadeiros torcedores que se esforçam para vir ao estádio. Só que nós, jogadores, não estamos relacionados a nenhuma facção, a nenhum grupo de torcedores. Estamos alheios a tudo e já há muito tempo", esclareceu o veterano.
Campeão da Copa Libertadores da América de 2009 e do Torneio Apertura de 2010, o Estudiantes atravessa uma crise na atual temporada argentina. Com 14 jogos completados no torneio, a equipe de La Plata aparece na penúltima colocação com 10 pontos e uma campanha de duas vitórias, quatro empates e oito derrotas. O Banfield é o lanterna, com a mesma pontuação dos platenses, mas atrás nos critérios de desempate.