Script = https://s1.trrsf.com/update-1784747113/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Publicidade

André Jardine é um dos dois técnico que venceram De la Fuente em uma final

Ao lado de Roberto Martínez, ex-técnico de Portugal, o treinador brasileiro é um dois técnicos que alcançaram o feito

22 jul 2026 - 18h01
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Jardine e de la Fuente
Jardine e de la Fuente
Foto: Arquivo pessoal / Esporte News Mundo

Campeão olímpico com o Brasil em Tóquio 2021, André Jardine é um dos dois técnicos que venceram Luis de La Fuente, campeão do mundo com a Espanha, em finais na carreira do espanhol. O treinador da Fúria venceu cinco das sete finais que disputou.

O espanhol, de 65 anos, guiou La Roja na conquista do bicampeonato mundial, realizando uma campanha histórica ao sofrer apenas um gol em todo o torneio e permanecendo invicto em decisões no tempo normal. Entretanto, teve uma derrota para a Amarelinha na final olímpica, com um gol de Malcom na prorrogação, além de ter ficado com o vice na última Liga das Nações, perdendo nos pênaltis após um empate.

O segundo ouro olímpico no futebol veio com o Brasil vencendo por 2 a 1, na prorrogação, em Tóquio. Diante de oito campeões do mundo, Matheus Cunha abriu o placar, mas Oyarzabal empatou e Malcom marcou o gol da conquista olímpica e do primeiro vice do hoje campeão do mundo em finais.

Até então, Luis de la Fuente havia disputado quatro finais nas categorias de base e vencido todas. Desde então, o técnico espanhol disputou mais duas decisões após ser promovido à seleção principal com a saída de Luis Enrique. Viu a Fúria perder a última Liga das Nações nos pênaltis para Portugal e depois veio a conquistar a Copa do Mundo.

Por outro lado, André Jardine deixou a seleção brasileira sub-20 para ir ao Atlético San Luis, do México. Após um trabalho de destaque, assumiu o América do México, a maior equipe do país, e, depois de três anos no cargo, deixou a equipe da capital como o técnico mais vencedor da história azulcrema.

Sob o comando de Jardine, o clube conquistou os títulos do Apertura 2023, Clausura 2024 e Apertura 2024, tornando-se o primeiro tricampeão consecutivo mexicano desde 1985 - e o único a alcançar o feito na era dos torneios curtos, implantada em 1996.

Após deixar o comando do América, André Jardine acertou sua ida ao Shabab Al-Ahli, um dos maiores times do Emirados Arabes.

Esporte News Mundo
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra