Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol

Publicidade

Henrique, ex-zagueiro do Vasco, morre no Rio de Janeiro

Ele venceu a Libertadores da América de 1998, o Brasileirão de 2000 e outros títulos pelo clube

16 set 2026 - 12h16
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O ex-zagueiro Henrique morreu no Rio de Janeiro aos 49 anos, com causa não divulgada. Multicampeão pelo Vasco da Gama entre 1998 e 2004, o defensor conquistou títulos como a Copa Libertadores de 1998, a Mercosul e o Brasileirão de 2000. Um de seus momentos mais marcantes pelo clube ocorreu em 2004, quando marcou o gol decisivo contra o Athletico-PR, resultado que evitou o rebaixamento cruz-maltino e impediu o título do rival paranaense. O clube lamentou oficialmente o falecimento do atleta.

Morreu nesta terça-feira, 16, Henrique, aos 49 anos. O ex-zagueiro do Vasco da Gama conquistou os principais títulos da história do clube durante o período em que atuou em São Januário. A causa da morte não foi confirmada pela família. Henrique chegou ao Vasco em 1996 para atuar na base do clube.

Foto: X / Vasco
Foto: X / Vasco
Foto: X / Vasco / RTI Esporte

Sua história em São Januário teve dois capítulos. Na primeira passagem, ele defendeu o time profissional do Vasco entre 1998 e 2001. Já na segunda passagem, Henrique vestiu a camisa do clube entre 2003 e 2004. Nesse meio tempo, o zagueiro participou dos títulos da Copa Libertadores de 1998, da Mercosul de 2000 e do Brasileirão de 2000.

Contudo, um dos grandes feitos do zagueiro foi o gol contra o Athletico-PR, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O clube do Paraná liderava o campeonato e caminhava para conquistar o título, que poderia sair naquele jogo.

Já o Vasco da Gama lutava contra o rebaixamento. No segundo tempo da partida em São Januário, Petkovic bateu falta da direita, e Henrique cabeceou forte para fazer o único gol do jogo. O gol salvou o Vasco do rebaixamento e tirou o título do Furacão.

O Santos assumiu a liderança naquela rodada e confirmou o título na rodada seguinte do campeonato. Deixando o campo do estádio, após o jogo, Henrique deu entrevista que ficou marcada na história do Vasco.

"Disseram que o Atlético comprou o champanhe para dar a volta olímpica aqui. Aqui eu duvido dar a volta olímpico. Foi um gol feito com muita raiva", disse na ocasião. 

Vasco lamentou a morte de Henrique

É com o mais profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-zagueiro e #CriaDaColina Henrique, aos 49 anos.

Leonardo Henrique Peixoto dos Santos subiu ao profissional do Gigante da Colina em 1998 e integrou o elenco até 2004, participando dos títulos da Libertadores de 98, da Mercosul de 2000 e do Brasileirão de 2000.

Desejamos força aos familiares e amigos 🖤

Descanse em paz, Henrique.

Henrique iniciou a carreira no Bonsucesso. Após o Vasco, ele ainda passou por Atlético-MG, Portuguesa-RJ, Fluminense, Madureira, Itumbiara, Vila Nova, Goiás, Náutico e America-RJ. O zagueiro também atuou fora do Brasil.

RTI Esporte
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra