Fifa The Best 2025: veja todos os vencedores
Nesta terça-feira, em Doha, no Catar, a Fifa divulgou os vencedores do prêmio The Best, referentes à última temporada. Sem surpresas, o francês Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo. Confira os outros premiados da cerimônia.
Melhor jogadora
Assim como na Bola de Ouro, a espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo. Essa é a terceira vez seguida que a meia do Barcelona vence o The Best. Na temporada, ela marcou 16 gols, deu 11 assistências e venceu três títulos: Campeonato Espanhol, Copa da Rainha e Supercopa da Espanha.
Melhores treinadores
Luis Enrique foi eleito o melhor treinador do mundo. O espanhol comandou o Paris Saint-Germain na conquista da inédita tríplice coroa para o clube: Ligue 1, Copa da França e Champions League. Além disso, ele ainda venceu a Supercopa da Uefa e foi vice-campeão do Mundial de Clubes.
No futebol feminino, a vencedora foi a holandesa Sarina Wiegman. A treinadora comandou a seleção da Inglaterra no título da Eurocopa feminina contra a Espanha.
Seleções da temporada
A Fifa também divulgou a seleção com os 11 melhores da temporada. No masculino, os vencedores foram: Gianluigi Donnarumma; Achraf Hakimi, Willian Pacho, Virgil Van Dijk e Nuno Mendes; Cole Palmer, Jude Bellingham, Pedri; Lamine Yamal e Ousmane Dembélé.
Entre as mulheres, as 11 jogadoras foram: Hannah Hampton; Lucy Bronze, Leah Williamson, Irene Paredes, Ona Batlle; Aitana Bonmatí, Patri Guijarro, Cláudia Pina; Mariona Caldentey, Alessia Russo e Alexia Putellas.
Ver esta publicação no Instagram
Melhores goleiros
O italiano Gianluigi Donnarumma venceu o prêmio de melhor goleiro do mundo. Ele ajudou o Paris Saint-Germain a conquistar a tríplice coroa na temporada passada, antes de se transferir para o Manchester City, na última janela de transferências.
No futebol feminino, a vencedora foi a inglesa Hannah Hampton. A goleira de 25 anos venceu Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa pelo Chelsea. Além disso, ainda levantou o título da Eurocopa com a seleção da Inglaterra.
Gols mais bonitos
O argentino Santiago Montial venceu o Prêmio Puskás, entregue ao gol mais bonito do ano. O atacante do Independiente, da Argentina, marcou um gol de bicicleta de fora da área, em um duelo contra o Independiente Rivadavia, pelo Torneo Apertura, no último mês de maio.
Já o Prêmio Marta foi entregue para a mexicana Lizbeth Ovalle, do Orlando Pride. Em março, enquanto ainda defendia o Tigres, do México, o atacante anotou um gol de escorpião, diante do Chivas, em partida válida pelo Campeonato Mexicano.
Fan Award
Os torcedores do Zakho SC, do Iraque, venceram o Fan Award. No dia 13 de maio, antes da partida contra o Al-Hudood, a torcida participou de uma ação e atirou milhares de bichos de pelúcia no gramado. Os brinquedos foram doados para crianças doentes.
Fair Play
Por fim, o médico Harlass-Neuking venceu o prêmio do Fair Play. O alemão, que atua no Jahn Regensburg, da Bundesliga 2, salvou a vida de um torcedor do Magdeburg que desmaiou no estádio, em abril. Ele correu até a área da torcida visitante, pulou uma barreira e reanimou o indivíduo.