Fifa considera playoff para definir vaga em grupo de Flamengo no Mundial de Clubes
Entidade busca substituto para Club León, do México, excluído do torneio por fazer parte do mesmo conglomerado do Pachuca, também classificado para a competição nos Estados Unidos
A luta do Club León, que entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte para manter sua vaga no Mundial de Clubes, parece perdida ou de difícil final feliz. A Fifa anunciou neste domingo que já busca um substituto e este deve sair de um playoff entre o América, também do México, e o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos.
A vaga final e indefinida na competição após punição e exclusão do León seria para o Grupo D que conta com o brasileiro Flamengo, além do inglês Chelsea e o Espérance, da Tunísia. Palmeiras, Fluminense e Botafogo também participam do torneio.
"A Fifa pode confirmar que está considerando uma partida de playoff entre o LAFC e o Club América pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025, substituindo o Club León após a decisão do Comitê de Apelação da Fifa", anunciou um porta-voz da entidade.
"Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclubes estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo", disse nota divulgada pela entidade no dia 21 de março.
"O LAFC participaria como vice-campeão na Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, pela qual o Club Léon se classificou. O Club América participaria como o time mais bem classificado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, pelo qual a qualificação também é determinada", prosseguiu em sua explicação a entidade. "O vencedor do playoff se classificaria, a menos que procedimentos legais decidam o contrário. Mais detalhes serão fornecidos no devido tempo.
Técnico do América, o brasileiro André Jardine disse, em entrevista neste domingo, que a vaga no Mundial não deveria ser modificada. "O León deveria ir ao Mundial de Clubes. Estou triste pela instituição e gostaria que eles encontrassem uma solução para poderem ir. No América, queremos conseguir essa vaga em campo", afirmou o treinador.
