Presidente da FPF apoia decisão polêmica em clássico
Reinaldo Carneiro Bastos classifica lance em jogo como interpretativo, banca escolha da árbitra e ironiza histórico recente de controvérsias no Choque-Rei
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, saiu em defesa da arbitragem após a semifinal do Campeonato Paulista entre Palmeiras e São Paulo, vencida pelo Verdão por 2 a 1, no último domingo (1).
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (2), o dirigente afirmou que a decisão de não marcar pênalti em um lance envolvendo Gustavo Gómez e Lucas Moura foi correta e sustentou o caráter interpretativo da jogada.
O episódio mais debatido da partida ocorreu no segundo tempo, quando a bola tocou no braço de Gustavo Gómez dentro da área palmeirense, e a árbitra Daiane Muniz optou por seguir com o jogo e não acionou o VAR para revisão, decisão que gerou forte insatisfação do lado são-paulino.
Para Reinaldo Carneiro Bastos, em situações nas quais há divergência de interpretações, a escolha tomada em campo deve ser preservada. O presidente destacou ainda que, quando há opiniões divididas, com parte enxergando acerto, parte erro, sua posição é de respaldar a arbitragem.
Durante a coletiva, o mandatário da FPF também relembrou que os confrontos recentes entre Palmeiras e São Paulo têm sido marcados por polêmicas envolvendo a arbitragem, independentemente da competição, e afirmou em tom bem-humorado que talvez seja preciso "rezar um pouco mais" antes de cada Choque-Rei para que os clássicos transcorram sem controvérsias.
São Paulo contesta decisão
Logo após a partida, o executivo de futebol do São Paulo, Rui Costa, criticou duramente a não utilização do VAR no lance e afirmou que a árbitra deveria, ao menos, ter sido chamada para revisar a jogada no monitor.
Segundo o dirigente, a evolução do futebol e da tecnologia torna inaceitável que um lance dessa magnitude não seja revisto, e após múltiplas análises em vídeo, a penalidade seria inevitavelmente confirmada.
Apesar da polêmica, o resultado classificou o Palmeiras para a final do Paulistão, onde a equipe enfrentará o Novorizontino em dois jogos.
O São Paulo, por sua vez, terá um tempo sem jogos até voltar as atenções para a sequência do Campeonato Brasileiro.