Após brilhar na China, angolano mira elite pelo Atlético Sorocaba
O Atlético Sorocaba vai entrar em campo, nesta quarta-feira, com necessidade de vitória, em jogo que será transmitido ao vivo pelo Terra. O time briga por uma vaga na primeira divisão paulista e para isso contará com uma arma curiosa e conhecida: o atacante angolano Johnson está no elenco do time e deve disputar a partida, que é fundamental para as pretensões da sua equipe.
» Terra exibe ao vivo Atlético Sorocaba e Ferroviária pela fase final da A2
» Quanto você pagaria para contratar jogadores? Veja preços e vote
Classificado para a segunda fase da Série A2 do Campeonato Paulista, o Atlético Sorocaba estreou com derrota para o União Barbarense, no final de semana. Johnson entrou apenas no segundo tempo, mas não conseguiu evitar a goleada aplicada pelo time de Tuta e companhia, por 4 a 1. Contratado há pouco mais de um mês, o angolano de 33 anos ainda não se firmou como titular absoluto da equipe, mas é um dos nomes mais famosos da equipe treinada pelo ex-jogador Fernando Diniz.
Johnson nasceu em Luanda, capital e maior cidade de Angola. Com apenas nove anos, já veio para o Brasil com a família. Disposto a se tornar jogador de futebol, virou profissional pelo São Bernardo, mas foi no Juventus que ele começou a se destacar. A Portuguesa então o contratou e ele ganhou notoriedade nacional. Com velocidade e gols, alternou bons e maus momentos, e ainda defendeu Goiás e Santa Cruz no Brasil.
Foi quando surgiu um convite inusitado e ele foi contratado pelo Shenzhen Asia Travel, da China. "Queria ir para um lugar distante, onde não conhecesse ninguém, e aí surgiu o convite", disse ele, em entrevista concedida ao Terra em 2011. Segundo o angolano, a adaptação não foi difícil, apesar dos problemas com o idioma e de até ter brigado com um companheiro de equipe.
Essas dificuldades não atrapalharam sua passagem pela China, já que ele jogou ainda por Chengdu Blades, Guangzhou R&F e Chongqing Lifan, sempre com algum sucesso. Porém, as saudades da família o fizeram voltar ao Brasil. Ao final da temporada passada, ele acertou com o Catanduvense, que disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista nesta temporada, mas já está rebaixado matematicamente.
Antes da queda do Catanduvense, porém, Johnson saiu do time. Não conseguiu se firmar, teve poucas chances e foi procurado pelo Atlético Sorocaba em março. Acertou com o time e logo teve uma boa estreia: participou da goleada por 5 a 1 contra o União Barbarense, ainda na primeira fase da A2.
Agora ele vai tentar ajudar o time para se recuperar de um trauma: em 2011, o Atlético Sorocaba esteve na fase final da A2, mas não conseguiu acesso. A equipe ficou em terceiro lugar, sendo que apenas os dois primeiros se classificaram, XV de Piracicaba e Catanduvense. Agora a equipe está na mesma fase e, apesar da derrota na estreia, ainda tem chances de classificação. Com Johnson no time, buscar a vitória contra a Ferroviária será fundamental para isso.
Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas serão narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.