Entenda como funciona a repescagem para a Copa do Mundo de 2026
Bolívia garantiu classificação ao vencer o Brasil na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
A Bolívia disputará a repescagem para a Copa do Mundo de 2026, que contará com seis times de diferentes continentes lutando por duas vagas, com definição dos participantes restantes em outubro.
A Bolívia terminou as Eliminatórias Sul-Americanas em sétimo lugar e vai ter de disputar a repescagem para ir à Copa do Mundo do México, Canadá e Estados Unidos. Serão seis os times envolvidos na briga por duas vagas no Mundial, mas, além da seleção boliviana/venezuelana, a única participante confirmada é a Nova Caledônia, representante da Oceania.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Dois representantes da América do Norte, um da África e um da Ásia, ainda indefinidos, completam a lista de competidores da repescagem. As duas seleções com melhor colocação no ranking da Fifa têm vaga garantida na fase decisiva pela classificação à Copa. Serão, portanto, duas finais.
Enquanto os dois melhores ranqueados esperam, os outros quatro times serão distribuídos em dois confrontos, cada um com acesso a uma final. Esses dois duelos, equivalentes a semifinais, serão definidos por sorteio.
- 1ª melhor ranqueado x vencedor semifinal A
- 2º melhor ranqueada x vencedor semifinal B
A definição das demais seleções participantes da repescagem, que se juntam a Bolívia e Nova Caledônia, será na Data Fifa de outubro. Veja como está a situação em cada continente e quais são os postulantes:
Ásia
As Eliminatórias asiáticas estão na quarta fase. Nela, serão definidos mais dois classificados diretos à Copa, que se juntam aos outros seis que garantiram vaga nas fases anteriores (Irã, Usbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Japão e Austrália).
A quarta fase é composta por dois grupos de três equipes. Catar, Emirados Árabes e Omã estão no Grupo A. Arábia Saudita, Iraque e Indonésia formam o Grupo. Os líderes de cada grupo vão para o Mundial, enquanto os respectivos segundos colocados se enfrentam pela vaga na repescagem.
África
As seleções estão divididas em nove grupos. Todos os primeiros colocados garantem a classificação à Copa do Mundo. Marrocos e Tunísia são os único classificados. Já a vaga na repescagem será disputada a partir de um mata-mata entre quatros segundos colocados de cada grupo.
América do Norte
Com duas vagas na repescagem, a Concacaf está na fase final das Eliminatórias, na qual 12 seleções foram divididas em três grupos de quatro times. O primeiro colocado de cada grupo vai ao Mundial e os dois melhores segundos colocados se classificam para a repescagem.