2 eventos ao vivo

Futebol

Corinthians x Santos é destaque do Paulista Feminino

Carla Carniel / Código19 / Gazeta Esportiva

Equipes se enfrentam no domingo (31) em reedição da final do estadual de 2018; pelo Brasileiro 2019, as Sereias da Vila venceram por 2 a 1

29 mar 2019
09h00
atualizado às 16h04
  • separator
  • comentários

A edição 2019 do Campeonato Paulista de futebol feminino começa neste sábado (30) e tem todos os elementos para ser uma das maiores da história. A presença dos quatro grandes clubes do estado (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), devido à exigência da Conmebol de que os clubes mantenham equipes femininas, deve atrair a atenção dos torcedores que já acompanham o masculino.

"Acho que, tecnicamente, dessas 21 edições, essa seja a mais equilibrada", opinou Aline Pellegrino. A ex-capitã da Seleção Brasileira é a coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF) desde janeiro de 2016 e uma das maiores responsáveis pelo crescimento da competição.

Sob sua gestão, o Paulistão passou a ter dois grupos com quatro equipes cada ao invés de um mata-mata em quartas de final. Com isso, o torneio ganhou um mês a mais de duração. "Sentir vontade de voltar a jogar eu não sinto, mas acho que é um privilégio dessas meninas poder jogar e vivenciar esse momento", avaliou.

Gláucia comemora gol pelo Santos sobre o Corinthians pelo Campeonato Paulista Feminino 2019
Gláucia comemora gol pelo Santos sobre o Corinthians pelo Campeonato Paulista Feminino 2019
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Destaques

O grande destaque das contratações pré-competição foi o anúncio de Cristiane como atacante do São Paulo. A jogadora, um dos maiores nomes da Seleção Brasileira, decidiu voltar ao país natal e escolheu o time tricolor para ficar mais perto da família. Em entrevista ao Terra, ela revelou que esperava convites do Santos ou do Corinthians, mas foi surpreendida.

"Eles me apresentaram um projeto muito bom para um começo bacana, fazendo com que a modalidade vá crescendo aos poucos", contou, na época. Após um período com a Seleção, ela chegou ao time do Morumbi nesta semana.

Já na primeira rodada, há uma reedição da final de 2018: Corinthians e Santos se enfrentam na capital - no ano passado, o Santos saiu vitorioso após vencer por 1 a 0 e empatar em 2 a 2. O confronto já aconteceu também no Campeonato Brasileiro da Série A1 em 2019 - no último dia 21, Gláucia marcou dois gols e as Sereias venceram o rival por 2 a 1.

"Já tem esse clima de revanche para o Corinthians, que não quer começar o ano com duas derrotas para um rival, então isso é um grande atrativo na rodada de abertura", afirmou Aline sobre o confronto na Fazendinha. No mesmo dia, Corinthians e Santos se enfrentam pelas semifinais do estadual masculino na Arena.

Cristiane durante entrevista coletiva no lançamento do uniforme do São Paulo para 2019
Cristiane durante entrevista coletiva no lançamento do uniforme do São Paulo para 2019
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Esportiva

Em 21 anos de futebol, a ex-jogadora Rosana Augusto dedicou 17 à Seleção Brasileira e conquistou duas medalhas olímpicas em 2004 e 2008. Com passagens por São Paulo, Corinthians, Santos e São José, ela não esconde que a preferência pelas Sereias da Vila é a maior, pelo fato de ter defendido as cores da equipe até pendurar as chuteiras no início do ano. A ex-atleta, que recentemente declarou que seguirá trabalhando com futebol para desenvolver a categoria feminina, se mostrou empolgada com o estadual.

"A minha expectativa é de que, com os quatro times principais, esse seja o melhor campeonato dos últimos tempos", afirmou a ex-jogadora. No entanto, ela ressalta que espera que a iniciativa não atrapalhe os times do interior que já desenvolvem o feminino há anos. "É sempre bom ter times de expressão do masculino entrando, porque isso acrescenta valor em relação à torcida, à parte de consumo de produtos e cria uma visibilidade maior", explica.

Para Rosana, é importante que o foco se volte também para as categorias de base. E, nesse sentido, ela diz que precisa haver uma integração entre federações, clubes e o governo. "A gente não pode deixar de falar que é importante que o governo fomente a categoria feminina nas escolas e aí sim a gente tenha mais meninas com um futuro digno como jogadoras de futebol", concluiu.

Rosana ganhou o prêmio de melhor atacante do Campeonato Paulista de 2018
Rosana ganhou o prêmio de melhor atacante do Campeonato Paulista de 2018
Foto: Fernando Dantas / Gazeta Esportiva

O campeonato

O torneio, que será disputado até o dia 6 de outubro, conta com dois grupos de seis times cada. O formato permite que as equipes tenham um calendário mais extenso e um mínimo de 10 e máximo de 20 partidas disputadas. Em cada grupo, as equipes vão se enfrentar em turno e returno e os quatro melhores de cada grupo avançam à segunda fase, também jogada com ida e volta. Em seguida, haverá a disputa de semifinal e final.

Aline explica que, apesar da alta expectativa para a primeira rodada, é preciso lembrar que as equipes estão em início de temporada e precisam de ajustes. Ainda assim, já é um bom pontapé para a competição que dura cerca de seis meses. "Vai ser um fim de semana extremamente interessante para se ver que futebol é futebol, não é nem de homem nem de mulher."

O torneio será aberto pelo confronto entre São José e Portuguesa, que terá início às 15h deste sábado (30). No domingo (31), acontecem as estreias dos quatro principais times do estado: além do clássico entre Corinthians e Santos, o Palmeiras visita o Audax em Osasco e o São Paulo recebe o Internacional em Cotia.

Aline Pellegrino, coordenadora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Aline Pellegrino, coordenadora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Esportiva

Confira a data e horário da primeira rodada do Campeonato Paulista feminino 2019:

30/mar - sábado - 15h - São José x Portuguesa - São José dos Campos
31/mar - domingo - 15h - Ponte Preta x Ferroviária - São José do Rio Preto
31/mar - domingo - 15h - São Paulo x Internacional - Cotia
31/mar - domingo - 15h - Audax x Palmeiras - Osasco
31/mar - domingo - 15h - Corinthians x Santos - São Paulo
31/mar - domingo - 15h - Taubaté x Juventus - Taubaté

Veja também:

Janeth entra no Hall da Fama: "Mostra como valeu a pena"

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • comentários
publicidade