Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa São Paulo

Artilheiro da Copa SP, clone de Valdivia encanta e move Mato Grosso

18 jan 2012 - 07h34
Compartilhar
Dassler Marques

A melhor campanha da história de um clube do Mato Grosso em mais de 40 edições da Copa São Paulo tem um personagem destacado. É Wanderson Ferreira de Oliveira, mas pode chamá-lo de Valdivia. O jovem candidato a estrela é o principal jogador do Rondonópolis-MT, que disputa as oitavas de final da competição, nesta quarta-feira, contra o Vitória. Com oito gols em quatro jogos, ele seduz equipes interessadas e mobiliza também seu estado.

"O pessoal liga do Mato Grosso inteiro para dar os parabéns pela campanha e pelo Valdivia. Pegam telefone, mandam e-mail, são entrevistas... desde que passamos da primeira fase, acho que foram mais de 200 contatos. Mais que valores monetários, de encaminhar os meninos para outras equipes, transmitir esse orgulho é algo que não tem preço", conta Márcio Schmidt, diretor da base do Rondonópolis, ao Terra. Seu pai é um dos fundadores do clube.

Ninguém, entretanto, deve estar mais feliz do que Valdivia, 17 anos, o personagem da campanha. Ele é natural de Rondonópolis e está no clube há cinco anos. Sempre com o apelido que remete ao meia chileno do Palmeiras. "Desde que cheguei, os colegas de trabalho colocaram esse nome por causa do meu cabelo. Então acabou pegando, né? Eu gosto dele, vejo como ele joga, e é bom ter o apelido de um jogador assim grande", explica o artilheiro da Copa São Paulo.

Inscrito na Copa São Paulo de 2011, Valdivia teve poucas oportunidades, até porque era mais jovem, mas deu início a uma temporada especial. No Campeonato Estadual Sub-18, foi campeão e artilheiro com 18 gols, o que valeu vaga na Copa São Paulo e a chance de quase dobrar a marca em só quatro partidas. No jogo de mata-mata contra o Figueirense, no último domingo, ele fez quatro na vitória por 6 a 4. Costuma jogar entre o meio e o ataque.

"O meu gol mais bonito foi de cobertura, contra o Linhares", define. No videogame, ele garante, tem feito ainda mais. "Quando não estou em campo, jogar é o que mais gosto. Já até fiz um Valdivia, atacante. Assim me distraio e aprendo a fazer gols, ué", diz o tímido garoto de 17 anos, fã também do game Call of Duty, de tiros. Talvez ajude a explicar seu instinto aguçado de matador dentro de campo. "Só de falta, nesses cinco anos, garanto que ele fez mais de 50 gols no Rondonópolis", jura Márcio.

O dirigente diz que, apesar das várias propostas, todas de equipes não divulgadas, Valdivia e todo o Rondonópolis têm o foco apenas na Copa São Paulo. "Eu canalizo as propostas e não deixo passar para eles. Isso é depois da disputa da Taça", assegura. O pequeno craque do time concorda: "espero fazer ainda muitos gols. Nosso time tem qualidade, mas eu não esperava ir tão longe. Já dá para pensar em final, mas primeiro vamos nos concentrar no Vitória".

Copa SP no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, mostra ao vivo e em vídeo a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. O portal faz cobertura completa do principal torneio brasileiro de futebol de base, com transmissões de jogos e programas especiais sobre a competição.

Os internautas podem acompanhar até quatro partidas ao vivo por dia, inclusive com jogos simultâneos. O usuário também tem à disposição, no formato on demand, os gols de todos os jogos fornecidos pelo pool de emissoras que cobrem o evento.A "Copinha", apelido dado à competição, é considerada uma das maiores reveladoras de talentos do futebol brasileiro. Craques como Falcão, Kaká, Raí, Toninho Cerezo, Robinho, Rogério Ceni e Neymar, entre outros, disputaram o torneio, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol desde 1987 e chega à 43ª edição em 2012.

Sósia de Valdivia faz 7 gols em 2 jogos e dá show na Copinha:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra