PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Copa Feminina

Técnica finalista da Copa Feminina pode assumir seleção masculina da Inglaterra

Federação inglesa cogita treinadora holandesa como substituta de Southgate

17 ago 2023 - 13h05
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Sarina Wiegman
Sarina Wiegman
Foto: Carl Recine/REUTERS

A técnica das Lionesses, Sarina Wiegman, aparece como umas das candidatas da Associação Inglesa de Futebol para assumir o comando da equipe masculina da Inglaterra, após o fim do contrato de Gareth Southgate, em 2024. O treinador ingles cogitou deixar a seleção depois da eliminação na Copa do Catar.

Sua possível substituta é a primeira mulher a chegar a duas finais de Mundial com duas seleções diferentes no futebol feminino.

"As pessoas sempre dizem que homem é o melhor para o trabalho. Por que tem que ser um homem? Acho que nossa resposta é sempre: 'é a melhor pessoa para o trabalho'. Achamos que a Sarina está fazendo um ótimo trabalho e esperamos que continue assim por muito tempo, acho que ela pode fazer o que quiser no futebol", disse o presidente-executivo da FA, Mark Bullingham.

Sarina também é cotada a treinar a equipe feminina dos Estados Unidos, eliminada nas oitavas de final da Copa. Com o pedido de demissão do treinador Vlatko Andonovski, na última quarta-feira 16, a holandesa aparece entre as mais indicadas ao cargo.

Gareth Southgate pode ser substituído pela primeira mulher a treinar a seleção masculina principal da Inglaterra
Gareth Southgate pode ser substituído pela primeira mulher a treinar a seleção masculina principal da Inglaterra
Foto: Eddie Keogh FA via Getty Images

"É a melhor pessoa para o trabalho. Se essa pessoa é uma mulher, então por que não? Você analisa o perfil para qualquer trabalho naquele momento específico e eu acho que há um perfil diversificado realmente forte de homens e mulheres para qualquer grande trabalho nacional. Não gosto da mentalidade de que tem que ser um homem", avaliou o dirigente.

Nomes como Graham Potter, Frank Lampard e Eddie Howe também são indicados para substituir Southgate, que assumiu o cargo em setembro de 2016. Os números de Wiegman à frente da equipe feminina desde 2021 impressionam a federação inglesa.

"Sarina está fazendo um ótimo trabalho e queremos que ela continue. Não gostamos de sugerir que a equipe masculina está acima disso. Sei que você não estava, mas algumas pessoas sugerem isso", disse Mark Bullingham em entrevista à um repórter da ESPN local.

Um ano após conquistar a Eurocopa Feminina, Wiegman vai buscar o título inédito com as Leoas no próximo domingo, contra a Espanha, no Olímpico de Sidney, às 7h.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade