Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa Feminina

Técnica da Inglaterra nunca perdeu uma partida oficial com a seleção inglesa

Treinadora holandesa é a primeira a chegar à final de dois Mundiais seguidos, com duas seleções diferentes

16 ago 2023 - 10h47
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Sarina Wiegman
Sarina Wiegman
Foto: Carl Recine/REUTERS

Umas das favoritas em busca do título inédito da Copa do Mundo Feminina, a Inglaterra venceu a Austrália por 3 a 1 nesta terça-feira e está a um jogo de conquistar a taça do mundial. No comando das inglesas desde 2021, a técnica Sarina Wiegman jamais foi derrotada em jogos oficias.

O único revés das Leoas sob a batuta da holandesa aconteceu para a Austrália, em um amistoso disputado em abril deste ano, em Brentford. Com gols de Grant e Sam Kerr, as Matildas venceram por 2 a 0.

Sarina esteve à frente de 37 partidas desde a sua chegada. São 32 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, justamente para as anfitriãs, antes da estreia no mundial.

Com um ataque efetivo, as inglesas marcaram 151 gols e sofreram apenas 15. Dados atualizados com os números do jogo da semifinal nesta terça.

Única técnica mulher deste a semifinal, a holandesa faz parte das 12 treinadoras que comandaram seleções nesta Copa.

"Esperamos ter mais mulheres treinadoras em alto nível, para ficar melhor do que está agora. Claro que homens são bem-vindos, alguns fazem bons trabalhos, mas se for mais equilibrado vai inspirar mais mulheres a treinarem e se envolverem", falou Wiegman, eleita três vezes pela FIFA como a melhor treinadora de futebol feminino.

Em meio a ausências por lesões e desfalques, a treinadora precisou se reinventar para montar a seleção que chegou à primeira final de Copa do Mundo.

“Alcançamos a final. É inacreditável. Parece até que ganhamos, mas ainda não ganhamos. Foi um jogo complicado, fora de casa, e da maneira de jogamos, foi uma batalha lá dentro. Essa equipe se entrega demais, é implacável. Queremos vencer, seguimos nosso plano e isso funcionou novamente”, disse a trinadora de 53 anos, após a classificação para a final.

A partida contra a Espanha acontece no próximo domingo 20, às 7h de Brasília, no Olímpico de Sidney.

História vencedora

Sarina praticou esporte quando pequena, e precisou cortar o cabelo para poder praticar esportes com o irmão gêmeo, durante a infância na Holanda. Na adolescência ela foi para os Estados Unidos e passou a ter contato com o futebol, mas encontrou dificuldades para atuar na área, quando retornou para a Holanda.

Foi campeã nacional com o Ter Leede e o ADO Den Haag Homen na Holanda, antes de se tornar técnica da seleção do seu país. Começou como assistente em 2014 e somente em 2017 assumiu o cargo principal, quando foi campeã da Eurocopa.

Em setembro de 2021 chegou à seleção inglesa. Ano passado conquistou a Euro com as Leoas.

Depois de levar a Holanda à decisão da Copa de 2019, perdendo a final por 2 a 0 para os Estados Unidos, Wiegman tem a chance de conquistar o seu primeiro título mundial.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade