Aos 40 anos, goleiro inglês quer brilhar como titular num Mundial
Prestes a completar 40 anos e depois de 22 temporadas como profissional, o goleiro inglês David James tornou-se finalmente titular numa Copa do Mundo, tendo diante de si o desafio de demonstrar, no próximo domingo, nas oitavas de final, contra a Alemanha, que o treinador não se equivocou.
"Chegar até aqui não foi fácil", disse o atleta, que aspira a se tornar tão decisivo quanto o italiano Dino Zoff, outro "quarentão" que foi determinante na vitória de seu país na final do Mundial de 1982 contra a então Alemanha Ocidental. James, porém, nunca convenceu totalmente os técnicos da seleção.
Seus constantes problemas de concentração lhe valeram o apelido de "Calamity" James (James "Calamidade") em seus anos no Liverpool, entre 1992 e 1999, e o levaram a consultar vários psicólogos.
Na Copa de 2002, foi o terceiro goleiro, num torneio no qual o titular David Seaman cometeu um erro que levou a Inglaterra a ser eliminada na partida contra o Brasil nas quartas de final.
No Mundial da Alemanha, em 2006, um erro nas Eliminatórias contra a Áustria, entre outros equívocos, afastaram-no durante muito tempo do posto de titular, que foi para Paul Robinson, também famoso por suas falhas.
Sem nenhuma outra alternativa, segundo as más línguas, o italiano Fabio Capello decidiu recuperar James ao chegar à seleção inglesa em 2008, apesar da ideade. Mas suas constantes lesões quase o deixaram afastado de novo.
"Passei horas e horas em cima de uma bicicleta na sala de musculação para voltar a jogar, repetindo-me mentalmente que o fazia pela Inglaterra. Sabia que a condição para viajar à África do Sul era jogar. No Natal, cheguei a pensar que não conseguiria", reconhece James, que atua pelo Portsmouth.
Contra a seleção alemã, David James poderá finalmente demonstrar suas qualidades, a não ser que seu outro eu, o "Calamity" James, volte a ressurgir. Ele completará 40 anos no dia 1º de agosto.
Inglaterra e Alemanha se enfrentam no próximo domingo, às 11h, em Bloemfontein, pelas oitavas de final do Mundial da África do Sul. Quem ganhar irá jogar contra o vencedor de Argentina e México, partida marcada também para domingo, às 15h30.
Copa 2010 no celular
Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa