Copa do Brasil tem polêmicas de arbitragem nas oitavas de final; veja os lances
Principais reclamações partiram de Palmeiras e Botafogo, que foram eliminados por Flamengo e Bahia, respectivamente
A arbitragem foi protagonista em alguns jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, realizados na última quarta-feira, 8.
No Allianz Parque, o Palmeiras ganhou do Flamengo, por 1 a 0, mas não foi o suficiente para avançar às quartas de final, pois havia perdido de 2 a 0 no Maracanã. A partida foi marcada por polêmicas.
A principal delas foi o gol anulado de Flaco López. O VAR, comandado por Wagner Reway, viu impedimento do centroavante em lance que havia sido validado em campo.
GOL ANULADO DO PALMEIRAS!!!! #Palmeiras #PALXFLA #Palmeiras #Flamengo #CopadoBrasilnoPrimeVideo #CopadoBrasil pic.twitter.com/lmFhqmIQd2
— Prime Video Sport Brasil (@pvsportbr) August 8, 2024
Por falar no árbitro de vídeo, ele foi o responsável pela expulsão de Abel Ferreira depois de chamar Anderson Daronco para ver um possível gesto obsceno do treinador palmeirense após a marcação de uma falta.
ABEL???????????? #AbelFerreira #PALXFLA #Palmeiras #Flamengo #CopadoBrasilnoPrimeVideo #CopadoBrasil pic.twitter.com/1H5QszYIn2
— Prime Video Sport Brasil (@pvsportbr) August 8, 2024
"Com relação à anulação do gol, eu costumo não fazer comentários de arbitragem com jornalistas. Quando a gente entender necessário, falaremos na CBF. Em relação à expulsão do Abel, achei arbitrária, muito dura. Eu não sei, foi por gesto obsceno? O que achei obsceno foi o árbitro com as ceras, paralisações, isso foi obsceno", disse a presidente Leila Pereira.
Mas não foi só o Palmeiras que reclamou da equipe de arbitragem. O Flamengo viu pênalti não marcado depois da bola que ia em direção ao centroavante Pedro acertar o braço do zagueiro Murilo dentro da área.
LANCE POLÊMICO NO ALLIANZ!!? O Flamengo levantou a bola na área e ela pegou no braço do Murilo!! Os flamenguistas reclamaram E MUITO de um possível pênalti! O que acharam do lance? #CopaBetanoDoBrasil pic.twitter.com/BufWpvR1SO
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) August 8, 2024
"Decepção com os critérios da arbitragem, questão dos pênaltis. Uma mão dentro da área com braço aberto. Todos os zagueiros colocam o braço para trás do corpo para não aumentar o espaço corporal. A gente entende que o VAR deveria chamar e marcar o penal", comentou o diretor de futebol Bruno Spindel.
Teve mais
Outra polêmica aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador. Aos 46 minutos do primeiro tempo, o árbitro Rafael Rodrigo Klein foi chamado pelo VAR, comandado por Daniel Nobre Bins, e expulsou o volante Gregora depois de uma disputa de bola pelo alto com Arias.
Acaba o futebol. https://t.co/zZI9WdxEEL
— Informa Fogo (@informafogo) August 7, 2024
"Como deve compreender, não posso falar muito sobre isso, posso ser penalizado, mas há um exagero evidente. Choca mais por ele poder olhar no VAR para ver o exagero, não jogamos em slow motion, tivemos outro lance na nossa área que não houve falta nenhuma. O futebol é um jogo de contato. Não houve qualquer intenção naquela altura do jogo", afirmou o técnico Artur Jorge.
Com um a menos, o Botafogo não conseguiu segurar a pressão e se despediu da Copa do Brasil ao perder por 1 a 0. Na ida, os times ficaram no 1 a 1.
O último classificado às quartas de final da Copa do Brasil será conhecido nesta quinta-feira, 8, quando Goiás e São Paulo se enfrentam em Goiânia. Quem passar se junta a Atlético-MG, Bahia, Athletico-PR, Flamengo, Juventude e Corinthians.