Script = https://s1.trrsf.com/update-1780957527/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo da Fifa 2026

Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Prefeito de Nova York exalta Sócrates ao comentar estreia do Brasil na Copa do Mundo

Zohran Mamdani relembrou a Democracia Corinthiana em vídeo de seu podcast e destacou o papel do futebol na luta por democracia

13 jun 2026 - 19h55
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Zohran Mamdani, prefeito de Nova York.
Zohran Mamdani, prefeito de Nova York.
Foto: Reprodução/ Instagram/ Zohran Mamdani

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, fez uma homenagem ao ex-jogador brasileiro Sócrates ao comentar a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 contra o Marrocos, neste sábado, 13.

A declaração foi feita em um vídeo publicado nas redes sociais do podcast Morning Pitch, apresentado pelo próprio prefeito e utilizado para atualizar moradores e visitantes sobre informações relevantes da cidade durante o Mundial, como trânsito, transporte público, clima e segurança.

Ao encerrar a edição dedicada ao duelo entre Brasil e Marrocos, Mamdani afirmou que vinha pensando em Sócrates, capitão da Seleção Brasileira na Copa de 1982, e aproveitou para destacar sua atuação política durante a ditadura militar brasileira.

“Tenho pensado bastante em Sócrates. Não o filósofo da Grécia Antiga, mas o genial meio-campista brasileiro”, afirmou.

O prefeito relembrou que o ex-jogador liderou, no Corinthians, o movimento conhecido como Democracia Corinthiana, experiência de autogestão que permitia que atletas e funcionários participassem das decisões do clube.

Segundo Mamdani, a iniciativa representava o sonho de milhões de brasileiros que viviam sob o regime militar. Ele também citou as manifestações realizadas por Sócrates e seus companheiros em defesa das eleições diretas para presidente.

“Enquanto a ditadura militar reprimia seus cidadãos, Sócrates liderava jogadores que entravam em campo usando jaquetas com a frase ‘Eu quero votar para presidente’”, disse.

Muçulmano, nascido em Uganda e eleito prefeito de Nova York aos 34 anos, Mamdani se tornou uma das figuras mais conhecidas da nova geração do Partido Democrata. Suas propostas de viés progressista conquistaram apoio de parte expressiva do eleitorado nova-iorquino, mas também despertaram críticas de adversários políticos, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O prefeito é um opositor declarado de Trump e já protagonizou trocas públicas de críticas com o republicano. Durante a campanha, promessas como o congelamento de aluguéis em imóveis regulados, a ampliação da oferta de moradias populares e uma maior regulação sobre proprietários privados encontraram respaldo entre muitos eleitores.

Filiado aos Socialistas Democráticos da América (DSA), organização política de esquerda que atua dentro do Partido Democrata, Mamdani também defende a criação de uma taxa adicional de 2% para contribuintes com renda superior a US$ 1 milhão por ano, o aumento da tributação corporativa, a gratuidade dos ônibus municipais, a elevação do salário mínimo para US$ 30 por hora e a expansão da oferta de creches públicas.

'Chama o Olodum': grupo embala torcida do Brasil no Pelourinho para a Copa; veja:

Na sequência, o prefeito ampliou a reflexão para o papel social do futebol. Segundo ele, o esporte vai muito além dos gols e das disputas em campo.

“O futebol criou movimentos, ajudou a derrubar ditaduras e, por 90 minutos, não apenas nos permite esquecer nossos problemas, mas encontrar formas de superá-los”, afirmou.

A homenagem ocorreu pouco antes do início da partida entre Brasil e Marrocos, disputada no MetLife Stadium, em East Rutherford, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026 e localizada na região metropolitana de Nova York.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra