Por que Holanda aparece como Países Baixos no sorteio da Copa?
A mudança oficial aconteceu a partir de 2019, em uma campanha do governo holandês para disseminar o nome correto do país
A Holanda é chamada oficialmente de Países Baixos devido à sua composição histórica e geográfica, incluindo 12 províncias, e a partir de 2019 o governo reforçou o uso do nome "Países Baixos" em contextos oficiais.
Acontece nesta sexta-feira, 5, às 14h, o sorteio que define os grupos da Copa do Mundo 2026. Entre os participantes, uma seleção costuma gerar curiosidade: por que a Holanda, como é conhecida por muitos brasileiros, é chamada de Países Baixos? Para entender, é preciso voltar à história deste país.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Oficialmente, o país que conhecemos como Holanda se chama Países Baixos. A confusão com os dois nomes começou após a conquista da então República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos, em 1795, pelas tropas francesas. Momentaneamente, a região passou a se chamar República Batava, e a Holanda era uma de suas províncias. Mas, em 1806, Napoleão Bonaparte nomeou seu imão Luís como rei, transformando o país em um reino – o Reino da Holanda.
Após a derrota de Napoleão, o reino permaneceu como tal, mas chamado de Reino dos Países Baixos. A Holanda voltou a ser uma província. O que faz com que o nome Holanda continue a ser difundido, principalmente entre estrangeiros, é a dominância cultural que a região mantinha sobre o reino naquela época, tornando comum referir-se à Holanda para tratar do país inteiro.
Os Países Baixos são um único país formado por outras 10 províncias além da Holanda (dividida em Holanda do Sul e Holanda do Norte). São elas: Zelândia, Brabante do Norte, Limburgo, Utrecht, Gueldres, Flevolândia, Overijssel, Drente, Frísia e Groninga.
Mais recentemente, uma reportagem do The Guardian de 2019 destacou uma iniciativa do governo holandês de propagar o nome Países Baixos internacionalmente. A partir daquele ano, a seleção de futebol passou a ser chamada exclusivamente de Países Baixos em qualquer contexto oficial. O mesmo aconteceu com as equipes esportivas durante os Jogos Olímpicos e afins.
