Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que Espanha e Argentina só podem se enfrentar em uma eventual final da Copa de 2026?

Sorteio da fase de grupos está marcado para esta sexta-feira, 5, em Washington, nos Estados Unidos

5 dez 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Espanha e Argentina, líderes do ranking da Fifa, só podem se enfrentar na final da Copa de 2026 devido à regra de equilíbrio, enquanto o Brasil, quinto colocado, não está incluído nesse formato.
Messi e Lamine Yamal serão uma das grandes atrações da Copa do Mundo
Messi e Lamine Yamal serão uma das grandes atrações da Copa do Mundo
Foto: AFP/ Reprodução

A Copa do Mundo de 2026, a primeira na história a ser disputada por 48 seleções, terá algumas novidades. Uma delas é a regra de 'equilíbrio' da competição anunciada pela Fifa nas últimas semanas. 

Sendo assim, as duas melhores equipes do ranking da entidade, ou seja, a Espanha em primeiro, e a Argentina, em segundo, não poderão se enfrentar antes da final, mesmo que vençam seus grupos. Ambas estarão em metades opostas das chaves. O mesmo se aplica à França e Inglaterra. O Brasil, quinto colocado no ranking, não está incluído nesse formato de balanceamento.

Outro aspecto relevante é o fato de nenhuma equipe pode compartilhar um grupo com seleções da mesma confederação, exceto as europeias. Com 16 seleções da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) classificadas, necessariamente, haverá quatro grupos com duas equipes da entidade. 

Nas fases eliminatórias do torneio, a atenção volta-se para a etapa 32-avos de final, onde estarão as duas melhores equipes das 12 chaves, além das oito melhores terceiras colocadas. Com o novo modelo, 72 partidas serão disputadas ao fim da fase de grupos, fazendo com que somente 16 das 48 seleções que iniciarão a Copa sejam eliminadas. 

O sorteio está marcado para esta sexta-feira, 5, em Washington (EUA). O evento vai encaminhar ainda o calendário atualizado dos jogos, com horário e local, sendo tais informações divulgadas no sábado, 6.

Confira abaixo como será a divisão dos potes para o sorteio:

  • Pote 1: Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Alemanha 
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria, Austrália 
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita, África do Sul 
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, mais quatro vencedores das repescagens da Uefa e dois vencedores das repescagens intercontinentais.

Simulador Copa do Mundo 2026 (48 Times) 🌐

Simule o sorteio com as novas regras da FIFA: alocação fixa de anfitriões (A1, B1, D1), separação das 4 principais sementes (Espanha, Argentina, França, Inglaterra) e restrições geográficas.

 

 

(*Com informações do Estadão Conteúdo)

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade