Carta do Irã deixada em vestiário após jogo da Copa fala em 'teste de caráter' e 'honra'; leia a íntegra
Em meio a críticas à Fifa e às restrições impostas pelos EUA, carta defende que o respeito e o fair play estão acima dos resultados
A seleção do Irã, assim como havia feito no confronto com a Bélgica, voltou a deixar uma carta escrita à mão no vestiário após o empate por 1 a 1 com o Egito, na madrugada deste sábado, 27. Na mensagem, os iranianos afirmam que o futebol é "um teste de caráter" e defendem que a “honra está acima da vitória”.
- Você já nos segue nas redes sociais? O Terra Esportes está presente no Tiktok, no Youtube e no Instagram. Tudo para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
O texto, escrito em inglês, também reforça a importância do fair play em meio às críticas da delegação à Fifa e aos Estados Unidos pelas restrições logísticas enfrentadas durante o Mundial.
Sem ter conquistado nenhuma vitória nos três primeiros jogos, a carta deixada pela delegação iraniana ainda diz que "talvez seja possível conquistar pontos de muitas maneiras, mas o respeito não" e que "somente por meio da justiça e da honra alguém pode permanecer de cabeça erguida diante da história".
Leia a íntegra da carta
"Nós viemos do IRÃ. Viemos de uma terra que, há milhares de anos, coloca a honra acima da vitória. Para nós, o futebol não é apenas uma competição por resultados. É um teste de caráter. Talvez seja possível conquistar pontos de muitas maneiras, mas o respeito não. Talvez uma equipe possa avançar de fase, mas somente por meio da justiça e da honra alguém pode permanecer de cabeça erguida diante da história. O fair play não é apenas uma linha nas regras do futebol; é a alma do jogo. Obrigado, Seattle, pela hospitalidade. E obrigado a todos os iranianos que deram seus corações, suas vozes e todo o seu ser pelo Irã. IRÃ, sempre de cabeça erguida."
Com três pontos e saldo de gols zerado, o Irã ocupa provisoriamente a sexta colocação entre os melhores terceiros colocados e segue na zona de classificação para o mata-mata. A equipe, porém, ainda depende da conclusão dos grupos J, K e L, cujos resultados podem alterar a disputa pelas últimas vagas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.