PUBLICIDADE

Copa do Catar

Marrocos e Croácia avançam para as oitavas da Copa; Bélgica e Canadá se despedem

Marroquinos surpreendem e igualam sua melhor campanha em Mundiais, enquanto a 'geração de ouro belga' é eliminada apesar do favoritismo

1 dez 2022 - 13h54
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Marrocos x Canadá
Marrocos x Canadá
Foto: REUTERS/Hannah Mckay

Marrocos e Croácia conquistaram suas vagas nas oitavas de final da Copa do Mundo. Os marroquinos venceram o Canadá por 2 a 1 e os croatas seguraram o 0 a 0 diante da Bélgica, que se despede do Mundial. Os africanos ficaram na primeira colocação do Grupo F e os europeus em segundo.

As equipes classificadas, agora, aguardam os representantes do Grupo E, que duelam às 16h (de Brasília). Todas as seleções da chave ainda têm condições de avançarem. Espanha enfrenta o Japão e com um empate se classifica, mas quem vencer estará automaticamente nas oitavas. Mesma situação da Costa Rica, que confronta a Alemanha, que só passa com um triunfo. 

Jogos das oitavas de final 

  • 1º E x Croácia - segunda-feira (5) - 12h
  • Marrocos x 2º E - terça-feira (6) - 12h 

Outros jogos das oitavas de finais já tinham sido definidos durante a semana (veja abaixo). Já o restante será confirmado na sexta-feira, 2. Vale destacar que Brasil e Portugal já carimbaram o passaporte para a próxima fase, e os próximos jogos só irão definir se eles avançarão em primeiro ou segundo em seus respectivos grupos. 

  • Holanda x Estados Unidos - sábado (3) - 12h 
  • Argentina x Austrália - sábado (3) - 16h
  • França x Polônia - domingo - 12h
  • Inglaterra x Senegal - domingo (4) - 16h 
Austrália vence e se junta à França nas oitavas da Copa; Aline Küller analisa cenários:

3ª rodada do Grupo F

O Marrocos começou a partida com tudo e abriu 2 a 0, resultado que garantiu a liderança do grupo. O Canadá diminuiu no fim do primeiro tempo. 

A Croácia teve um pênalti anulado pelo VAR no primeiro tempo, mas o confronto foi bem aberto, com ambos tendo chances de vencer. 

Eliminados 

O Canadá voltou para a Copa do Mundo depois de 36 anos e, com uma geração de garotos, fez boas partidas, mas não conseguiu vencer. Agora vai amadurecer seus atletas para 2026, onde será um dos países a sediar o torneio. Por outro lado, com a 'geração de ouro', a Bélgica era uma das cotadas a chegar nas fases finais, mas deixa a competição mais cedo. 

Aline Küller analisa classificações de Argentina e Polônia para as oitavas de final da Copa:

Campanha do Marrocos 

Uma das surpresas da competição, o Marrocos começou a sua jornada empatando sem gols com a Croácia. Logo depois, venceu a Bélgica e se credenciou como uma das equipes na próxima fase da competição na última rodada. 

Campanha da Croácia 

Depois do empate com o Marrocos, os croatas até tomaram um susto com Canadá, que abriu o placar na segunda rodada. Mas, com a experiência de uma vice-campeã mundial (em 2018), conseguiu a virada por 4 a 1. 

Torcida brasileira leva animação para a Copa do Mundo no Catar :

Retrospecto em Copas 

A seleção marroquina participa de sua sexta edição da Copa, também estando presente nos mundiais de 1970, 1986, 1994, 1998 e 2018. A melhor campanha de Marrocos foi em 1986, quando chegou às oitavas de final. 

Em 2018, a Croácia chegou a sua primeira final e, com a derrota para a França, ficou com o vice-campeonato mundial, sua melhor participação nas Copas do Mundo em seis edições. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade