PUBLICIDADE

Terra na Copa

Maria Suelen leva mais uma prata no Mundial de Judô, 'Baby' fatura o bronze

30 ago 2014 - 11h15
(atualizado às 11h20)
Compartilhar

Como no ano passado, a brasileira Maria Suelen Altheman amargou neste sábado o vice-campeonato no Mundial de Judô de Chelyabinsk, na Rússia, ao perder novamente na final da categoria acima de 78 kg para a cubana Idalys Ortiz, atual campeã olímpica e agora bicampeã mundial.

No masculino, Rafael Silva, o 'Baby', que como Maria Suelen ficou com a prata em 2013, no Rio de Janeiro, faturou a medalha de bronze da categoria acima de 100 kg, repetindo o resultado dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

O Brasil ficou em terceiro lugar do quadro de medalhas, atrás do Japão e da França. No total, foram quatro pódios, com os bronzes de Rafael Silva e Érika Miranda (até 52 kg), a prata de Maria Suelen e o ouro de Mayra Aguiar (até 78 kg), única grande satisfação deste Mundial para este esporte considerado um 'carro-chefe' para as ambições brasileiras nos Jogos do Rio-2016.

São duas medalhas a menos do que no ano passado, quando os judocas do país, empurrados pela torcida carioca, ganharam seis medalhas, uma de ouro, três de prata e duas de bronze.

Neste sábado, os pesos pesado brasileiros tiveram um grande desempenho, com três atletas classificados para as semifinais. O único que ficou sem medalha foi David Moura, derrotado pelo russo Renat Saidov na disputa pelo bronze.

Na revanche da final da última edição, Maria Suelen foi novamente vítima de Idalys Ortiz, que faturou o bi ao projetar a brasileira para marcar um ippon espetacular com pouco mais de um minuto de luta.

O golpe foi tão violento que a paulista de 26 anos sofreu uma lesão no joelho, deixou o tatame de maca e chegou mancando para receber a medalha no pódio.

As medalhas de bronze foram para Tachimoto Megumi Tachimoto, que perdeu para Maria Suelen na semifinal, e para a francesa Emilie Andeol.

Já Rafael Silva garantiu a medalha ao superar o holandês Roy Meyer. A luta foi bastante travada, mas o brasileiro levou a melhor porque o adversário foi punido por falso ataque.

Na semifinal, 'Baby' perdeu para o bicho papão do judô atual, o francês Teddy Riner, que se sagrou heptacampeão mundial ao superar na final o japonês Ryu Shichinohe na decisão.

Riner, que atropelou um adversário atrás do outro, inclusive Rafael Silva, que superou por estrangulamento em menos de um minuto, teve muito mais dificuldade contra o japonês.

O francês só conquistou o sétimo título porque o adversário foi punido por falta de combatividade, mas passou perto da derrota faltando 30 segundos para o fim, quando foi projetado, mas caiu de frente, sem que o Shichinohe conseguisse pontuar.

Outros dois brasileiros competiram neste sábado. Rochele Nunes, que luta na mesma categoria que Maria Suelen, foi eliminada logo na estreia pela turca Gulsah Kocaturk.

Na categoria acima de 100 kg, Luciano Corrêa, campeão mundial no Rio de Janeiro em 2007 e medalhista de bronze em Cairo-2005, foi eliminado logo na segunda luta pelo tcheco Lukas Krpalek, número um do mundo.

Na final, Krpalek venceu por imobilização o cubano José Armenteros. O alemão Karl-Richard Frey e Ivan Remarenco, dos Emirados Árabes Unidos, faturaram o bronze.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade