A adidas divulgou nesta quarta-feira imagens dos uniformes de cinco seleções que participarão da Copa do Mundo de 2014 e para as quais fornece fardamento. Além da Alemanha, que já havia apresentado suas novas camisas em evento oficiais, a fabricante mostrou também as novas coleções de Espanha, Colômbia, Rússia, Japão e México – este último, o único que ainda não está garantido no Mundial do próximo ano.
Uniforme terá camisas e calções vermelhos, com detalhes dourados
Foto: adidas / Divulgação
Segundo a empresa alemã, os novos uniformes foram inspirados em entrevistas com crianças e jovens de cada umas das seis nações. “O objetivo era que o entrevistado respondesse o que o faz orgulhoso de seu país”, diz a fabricante. O resultado, segundo a própria adidas, “rendeu um forte sentimento de amor nacional, traduzido na nova coleção”.
Colômbia terá camisa com desenho inspirado em chapéu típico
Foto: adidas / Divulgação
As coleções se caracterizam pelo tom monocromático – as camisas e os calções têm as mesmas cores. Além disso, os calções são feitos com um tecido que permite uma melhor ventilação. A empresa já havia lançado também uma coleção de chuteiras baseadas na cultura do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
Camisa do Japão tem hélice estilizada com 11 pás, representando os 11 jogadores em campo
Foto: adidas / Divulgação
No uniforme da Espanha, o vermelho é acompanhado por detalhes dourados – segundo a fabricante, em referência à “Era de Ouro” que vive o futebol do país, “servindo de exemplo para a juventude”. Já a camisa da Colômbia traz uma faixa transversal azul – também de acordo com a empresa alemã, “os elementos gráficos do uniforme são retirados do chapéu tradicional colombiano sombrero vueltiao”. A gola traz também a hashtag #unidosporunpais.
Viagens espaciais são inspiração de novo uniforme da Rússia
Foto: adidas / Divulgação
A camisa do Japão traz uma hélice de 11 pás estilizada, em referência aos 11 jogadores estilizada. No México, “o modelo apresenta um design no estilo ‘super-herói’ de luta livre típico do país”. Por fim, a Rússia explora “a história nacional da exploração espacial e as realizações dos astronautas russos na década de 1960” no novo modelo. "A camisa resume o orgulho do país em suas conquistas e traduz a força da união do povo russo", afirma a adidas.
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/torcida-fora-copa/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/torcida-fora-copa/">Qual torcida fará mais falta na Copa de 2014?</a>