Vinte e uma seleções já estão garantidas na Copa do Mundo de 2014. Na última terça-feira, sete equipes de Europa, América do Sul e Concacaf (América do Norte e Central) conseguiram garantir sua presença no Mundial do Brasil. Agora só existem mais 11 vagas abertas que serão decidas por meio de repescagens ou, no caso da África, pela última rodada.
Na Europa, Rússia, Espanha, Inglaterra e Bósnia foram as últimas equipes a carimbar o passaporte de forma direta. Enquanto isso, Portugal, Grécia, Croácia, Ucrânia, Islândia, França, Suécia e Romênia disputarão repescagem na briga pelas últimas quatro vagas europeias.
Enquanto isso, na América do Sul o duelo entre Chile e Equador terminou com vitória chilena, mas ambas as seleções garantiram suas classificações. Quinto colocado, o Uruguai disputará repescagem contra a Jordânia, que é a última equipe da Ásia que ainda pode conquistar sua classificação ao Mundial.
A outra repescagem entre continentes ocorre no duelo entre a Nova Zelândia e o México, que foi derrotado pela Costa Rica, mas sobreviveu para disputar o playoff devido à vitória dos Estados Unidos sobre o Panamá. Já Honduras empatou com a Jamaica por 2 a 2 e se classificou de forma direta.
Na África, as cinco vagas ainda estão em disputa, mas os confrontos já viram os jogos de ida. Quem está mais perto de comemorar a viagem ao Brasil é Gana, que goleou o Egito por 6 a 1 em casa. Costa do Marfim, Senegal, Etiópia, Nigéria, Tunísia, Camarões, Burkina Faso e Argélia são as outras equipes na briga.
Veja a disputa pelas últimas 11 vagas para a Copa do Mundo de 2014:
Repescagem intercontinental:
Jordânia x Uruguai
México x Nova Zelândia
Repescagem europeia:
Portugal, Grécia, Croácia, Ucrânia, Islândia, França, Suécia e Romênia (duelos a definir)
Eliminatórias da África - fase final:
Costa do Marfim x Senegal (3 x 1 no primeiro jogo)
Etiópia x Nigéria (1 x 2 no primeiro jogo)
Tunísia x Camarões (0 x 0 no primeiro jogo)
Gana x Egito (6 x 1 no primeiro jogo)
Burkina Faso x Argélia (3 x 2 no primeiro jogo)
