PUBLICIDADE

Terra na Copa

Com Pelé, campeões do mundo agradecem ministro com almoço no Morumbi

25 abr 2013 - 14h45
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Veteranos campeões do mundo pela Seleção Brasileira organizaram nesta quinta-feira um almoço de confraternização no Estádio do Morumbi para agradecerem ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelo pagamento de um benefício para ex-jogadores vencedores das Copas de 1958, 62 e 70. O evento ocorreu no Bar Unyco e contou com a presença de Pelé.

Com Pelé, campeões mundiais homenageiam ministro em almoço:

O almoço estava programado para as 12h (de Brasília), mas começou com cerca de duas horas de atraso. A demora se deu porque Pelé, Rebelo e o presidente são-paulino Juvenal Juvêncio chegaram ao local apenas por volta das 13h20. Ainda houve um pronunciamento de Marcelo Izar Neves, filho do ex-goleiro Gilmar dos Santos Neves e criador da Associação dos Campeões Mundiais de Futebol, do ministro do Esporte e uma rápida entrevista do rei do futebol.

Na última semana, após sete anos de trâmites em Brasília, foi garantido pelo Governo Federal o pagamento de um prêmio de R$ 100 mil (em parcela única) e um auxílio mensal de R$ 4,1 mil (teto máximo da aposentadoria) aos atletas que compuseram alguma das Seleções nas Copas de 1958, 62 e 70 e que comprovarem a necessidade do recurso. No evento desta quinta, além de Pelé, marcaram presença ex-craques como Dino Sani, Coutinho, Clodoaldo, Pepe, Rivellino e Cafu, dentre outros.

"Este ato não é do governo, mas da sociedade. E não é um reconhecimento, porque ainda é muito pouco", disse Rebelo no pronunciamento. "Trata-se de um gesto para a dignidade do País e do povo brasileiro. A honra é afetada quando você vê um campeão mundial passando necessidade", acrescentou o político, que se desfez em elogios aos ex-craques.

<p>Evento teve a presençta de craques como Clodoaldo, Pelé, Rivellino e Coutinho e do ministro Aldo Rebelo</p>
Evento teve a presençta de craques como Clodoaldo, Pelé, Rivellino e Coutinho e do ministro Aldo Rebelo
Foto: Fernando Borges / Terra

"Nasci e morei na roça por muito tempo e nunca havia frequentado aulas de geografia e história, não tinha a noção do País. Mas minha mãe cantava uma música que falava dos campeões mundiais, de Zagallo, Pelé... Nelson Rodrigues disse que os verdadeiros descobridores foram os atletas, que ajudaram a redescobrir e reconquistar o Brasil", discorreu, antes de deixar o púlpito e dar um abraço apertado em Pelé.

Até o momento, apenas jogadores campeões do mundo de futebol (até a Copa de 1970) têm direito ao auxílio da aposentadoria – à época, o esporte não era profissionalizado, e os atletas não contribuíam para a Previdência Social. Rebelo, porém, admite estender o benefício a outros atletas que representaram o Brasil em alto nível – como o basquete, campeão mundial em 1959 e 1963.

“Todos que representaram o Brasil e se destacaram no campo do esporte, do jornalismo, da política, das letras... e em qualquer tipo de arte merece obter esse reconhecimento”, concluiu o político.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade