3 eventos ao vivo

Campo de treinamento do Peru tinha múmias pré-hispânicas

26 fev 2013
23h58
atualizado em 27/2/2013 às 00h10
  • separator
  • 0
  • comentários

Onze tumbas pré-hispânicas foram encontradas no centro desportivo utilizado pela seleção de futebol do Peru na região de Lima, informou nesta terça-feira o arqueólogo Fernando Herrera.

Com atuação de gala de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid derrotou o Barcelona e avançou à final da Copa do Rei
Com atuação de gala de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid derrotou o Barcelona e avançou à final da Copa do Rei
Foto: Getty Images

As tumbas e elementos de cerâmica estavam no terreno da Vila Desportiva Nacional (Videna) e pertencem a duas culturas pré-incaicas que habitaram a região.

"Três tumbas pertencem à Cultura Lima (200 a 700 d.C.) e oito à Cultura Yschma (1100 a 1400 d.C.)", afirmou Fernando Herrera, chefe do projeto.

As diferenças entre os costumes de uma e outra cultura ficam claras ao se observar as tumbas: "a cultura Lima enterrou seus mortos em decúbito dorsal, de costas, sobre camas de palha e bambu, amarrados e com cerâmicas em vermelho, preto e branco. Já os Yschma, que precederam os Incas, sepultaram seus mortos de cócoras, envoltos em uma espécie de mantos de palha, entre vasilhas de cerâmica vermelha com pintura branca".

Nas próximas semanas, investigadores iniciarão os trabalhos de laboratório para identificar a idade e o sexo das múmias.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade