PUBLICIDADE

Campeões estaduais embalados para o Brasileiro

22 abr 2019 - 08h54
Compartilhar
Exibir comentários

O que têm em comum Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR? Campeões estaduais de 2019, os cinco estão entre os seis ou sete favoritos ao título do Brasileiro, que começa no fim de semana. A briga pelo primeiro lugar do campeonato mais importante do País deve ter ainda Palmeiras e São Paulo.

No Rio, com autoridade, o Flamengo passou pelo Vasco novamente (2 a 0 duas vezes) e levou o Carioca sem contestação. O time sobrou na reta final da competição, com show de Bruno Henrique, ótimas atuações de Gabigol e Everton Ribeiro e participação importante do meia Diego, do goleiro Diego Alves e de Arrascaeta.

Em São Paulo, brilhou a estrela de Fábio Carille, tricampeão Estadual pelo Corinthians, num jogo eletrizante com o São Paulo e decidido por Vagner Love, que saiu do banco de reservas para liquidar a fatura. O próprio técnico reconheceu, porém, que a conquista não pode deixar para trás a irregularidade do time neste início de ano. O Corinthians teve o mérito da superação e jogou apenas o suficiente para passar pelos adversários.

Diego e Abel Braga, do Flamengo, comemoram com a taça o título do Estadual do Rio de Janeiro 2019 após a final contra o Vasco
Diego e Abel Braga, do Flamengo, comemoram com a taça o título do Estadual do Rio de Janeiro 2019 após a final contra o Vasco
Foto: PAULO SéRGIO/AGÊNCIA F8 / Estadão Conteúdo

Já no Rio Grande do Sul o Grêmio deu mostras de que a campanha ruim na Libertadores pode ser somente um desvio pontual na temporada. O time reuniu forças para deixar o rival Inter com o vice do Gaúcho e agora tenta a recuperação no torneio continental. O técnico Renato Gaúcho sabe que a equipe caiu de rendimento em comparação ao que vinha produzindo desde 2017, mas aposta na volta do Grêmio aos trilhos.

Único dos 20 clubes da Série A do Brasileiro que não perdeu nenhum jogo em 2019, o Cruzeiro ganhou no sábado o título do Mineiro e aumentou a crise no Atlético. A campanha do time tem o dedo de Mano Menezes e os pés e cabeça de Fred, o artilheiro da competição. O atacante tem sido fundamental para a equipe e já começam a surgir pedidos para que ele volte à Seleção brasileira.

No Paraná, o Athletico, que atuou com time de aspirantes no campeonato, levou o caneco em confronto com o Toledo. Atual campeão sul-americano, o Rubro-Negro paranaense conta com um elenco de potencial para ir longe no ano. Prova disso é que vai muito bem na Libertadores.

Outros campeões estaduais vão fazer parte da elite nacional em 2019, mas sem a pretensão de lutar pelo título do Brasileiro. São os casos de Bahia, Fortaleza, Avaí e CSA. A realidade e os números recentes apresentam esses quatro times como candidatos ao descenso. Será surpresa se algum deles chegar entre os seis ou sete primeiros no nacional.

Veja também

Veja os gols da vitória do Fla sobre o Vasco na final do Carioca:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade