Calçada da fama de Mônaco tem Maradona nº 1 e "Pelé genérico"
- Diego Garcia
- Direto de Mônaco
Sede do sorteio da Liga Europa e da Liga dos Campeões desta temporada, Mônaco é conhecida na Europa como a "Hollywood do futebol", devido à sua calçada da fama dos boleiros, que possui marcações das solas dos pés de alguns dos principais nomes do futebol mundial. Em passeio pelo ponto turístico nesta quarta-feira, o Terra constatou a presença de diversos jogadores brasileiros, mas notou o argentino Diego Maradona como o "número 1" do monumento e também a presença de um "Pelé genérico".
O famoso ex-atacante ganês Abedi "Pelé" Ayew é o único Pelé presente na calçada da fama do Principado. Lembrado por suas passagens por Olympique, Lille, Lyon e Torino, o africano é considerado o maior jogador da história de Gana e também é recordista de conquistas como melhor futebolista da África pela France Football.
Curiosamente, o Pelé "verdadeiro" não marca presença no ponto turístico. Além de não constar sua marcação, o brasileiro ainda verá um incômodo "primeiro lugar da fila" quando decidir visitar a calçada da fama, que é nomeada "The Champions Promenade" (O Passeio dos Campeões, em tradução livre).
O argentino Diego Maradona, principal "rival" de Pelé na disputa pela fama de maior jogador da história do esporte, é o primeiro jogador da imensa lista de atletas, que consta com 51 futebolistas no total. Atrás do argentino, é possível ver nomes de alguns carrascos brasileiros, como o italiano Paolo Rossi, os franceses Platini e Zinedine Zidane, o português Eusébio, entre outros.
Brasileiros, apesar da ausência de Pelé, também são muitos. Os ex-corintianos Rivelino e Ronaldo puxam a fila, seguidos por Roberto Carlos, Aldair, Nilton Santos , Zico, Ronaldinho, Romário e Dunga. Ainda aparecem jogadores vencedores do prêmio "Chuteira de Ouro", como é o caso do italiano Francesco Totti e do próprio Ronaldo.
Nomes como Giggs, Zanetti, Luis Figo, Beckenbauer, Antognini, Hugo Sánchez, Varallo, Higuita, Bonick, Blokhin, Rummenigge, Gullit, Madjer, Stoichkov, Kempes, Del Piero, Fontaine, Rivera, Kopa, Roberto Baggio, Di Stefano, Zoff, Nedved, Gento, George Weah, George Best, Shevchenko, Puskar e Ghiggia ainda são encontrados na calçada.
O Principado de Mônaco volta a ser o centro do futebol europeu nesta sexta-feira, quando irá sediar a decisão da Supercopa da Uefa entre Chelsea, atual campeão da Liga dos Campeões, e Atlético de Madrid, que venceu a Liga Europa na última temporada. Os dois clubes se encaram no Stade Louis II.