PUBLICIDADE

Regulamento


O Campeonato Brasileiro da Série C de 2015 será disputado em quatro fases; na primeira os clubes formarão dois grupos de 10 clubes cada, de onde quatro se classificam por grupo; daí em diante os clubes vão se enfrentar no sistema eliminatório ("mata-mata") até ser conhecido o campeão.


Na primeira fase, os 20 clubes constituirão os grupos A e B, de dez clubes cada, classificando-se para a fase seguinte os quatro primeiros lugares de cada grupo; dentro de cada grupo todos os clubes jogarão entre si, em turno e returno.


Na segunda fase, os oito clubes classificados da primeira fase constituirão os Grupos C, D, E e F, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, cujos vencedores classificar-se-ão para a fase seguinte.

GRUPO C: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B

GRUPO D: 2º do Grupo A x 3º do Grupo B

GRUPO E: 2º do Grupo B x 3º do Grupo A

GRUPO F: 1º do Grupo B x 4º do Grupo A


Na terceira fase (Semifinal), os clubes classificados da segunda fase constituirão os Grupos G e H, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, cujos vencedores se classificam para a fase seguinte.

GRUPO G: 1º do Grupo C x 1º do Grupo D
GRUPO H: 1º do Grupo E x 1º do Grupo F


Na quarta fase (Final), os dois clubes classificados na terceira fase constituirão o Grupo I; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, pela decisão do título do Campeonato Brasileiro da Série C de 2014.


Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:

1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6°) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.


Em caso de empate em pontos ganhos ao final das segunda, terceira e quarta fases o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:

1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.


Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.

Para as terceira e quarta fases os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão aos clubes que obtiverem sucessivamente:

1º) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
2º) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).

Caso dois clubes tenham empatado nos dois critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio público para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.


Ao final do campeonato os quatro clubes classificados para a Terceira Fase, ascenderão ao Campeonato Brasileiro da Série B de 2016 e os dois últimos classificados de cada um dos grupos A e B, ao final da primeira fase, descenderão para o Campeonato Brasileiro da Série D de 2016, portanto quatro clubes descenderão, no total.

Compartilhar
Publicidade