Título, elite e degola: o que está em jogo na última rodada da Série B?
Coritiba e Athletico-PR na briga pelo título, três vagas para a Série A em aberto e definição do último rebaixado movimentam rodada decisiva
A última rodada da Série B 2025 definirá o campeão entre Coritiba e Athletico-PR, três vagas para a Série A de 2026 e o último time rebaixado para a Série C.
A última e decisiva rodada da Série B 2025 será finalizada neste domingo, dia 23, com oito dos dez jogos marcados para as 16h30. Além de definir o grande campeão da temporada, a rodada também vai definir três times que vão jogar a elite do futebol brasileiro em 2026 e o último rebaixado à Série C do ano que vem.
A rodada foi iniciada na quarta-feira, com o empate em 2 a 2 entre Vila Nova, que já tinha permanência garantida e não disputava o acesso, e o já rebaixado Volta Redonda.
Briga pelo título entre rivais paranaenses
Até o momento, somente o Coritiba conseguiu vaga para a Série A da próxima temporada, que veio na 37ª rodada, após empate com o Athletic por 0 a 0. Na ponta da tabela com 65 pontos, o time paranaense é o grande favorito para conquistar o título da competição, pois tem três pontos a mais que o rival Athletico-PR, segundo colocado. Para garantir a taça, a equipe comandada pelo técnico Mozart precisa apenas de um empate contra o já rebaixado Amazonas, em Manaus. Caso o Athletico-PR tropece diante do América-MG, o Coritiba também será campeão. No entanto, caso o líder perca sua partida contra a equipe amazonense e o rival vença, a equipe rubro-negra conquistará o torneio pelo número de vitórias.
Cinco times e apenas três vagas para a Série A de 2026
Cinco equipes lutam pelas três vagas que restam para a Série A de 2026. Athletico-PR, com 62 pontos, e Criciúma (que enfrenta o Cuiabá) e Goiás (que duela contra o Remo), ambos com 61, dependem deles mesmos para voltarem à elite do futebol brasileiro no ano que vem.
Já Chapecoense, que joga contra o Atlético-GO, e Remo têm 59 pontos cada. Ambos precisam vencer seus jogos e ainda dependem de tropeços dos times que estão acima na tabela para alcançarem o acesso.
Luta contra o rebaixamento
Na outra ponta da tabela, Paysandu, Volta Redonda e Amazonas já estão rebaixados, enquanto outras três equipes lutam pela permanência na Série B.
Com 40 pontos, a Ferroviária, que ocupa a 17ª posição, enfrenta o Operário, em Ponta Grossa. Além de vencer o adversário fora de casa, o time de Araraquara precisa de uma derrota do Botafogo-SP ou do Athletic, ou ainda de um empate dos dois para escapar do rebaixamento.
Já o Botafogo-SP, que recebe o Avaí, e o Athletic, que duela contra o lanterna Paysandu em Minas Gerais, precisam apenas de um empate para seguir na Segunda Divisão. Os dois times somam 41 pontos cada e, caso a Ferroviária perca, asseguram mais uma temporada na Série B independentemente do resultado.
Confira os confrontos da última rodada do Brasileirão
Quarta-feira (19/11)
- Vila Nova 2 × 2 Volta Redonda
Sábado (22/11)
- Novorizontino 3 x 0 CRB
Domingo (23/11) - todos os jogos às 16h30
- Amazonas x Coritiba (Estádio Carlos Zamith)
- Athletico x América-MG (Ligga Arena da Baixada)
- Cuiabá x Criciúma (Heriberto Hülse)
- Remo x Goiás (Mangueirão)
- Chapecoense x Atlético-GO (Arena Condá)
- Botafogo-SP x Avaí (Arena Nicnet)
- Athletic x Paysandu (Estádio Joaquim Portugal)
- Operário x Ferroviária (Estádio Germano Krüger)