PUBLICIDADE

ABC aproveita chances e vence o Grêmio-SP em retorno de Cascata

5 set 2012 - 00h03
(atualizado às 00h11)
Compartilhar

A volta de Cascata ao Frasqueirão serviu para embalar o ABC nesta terça-feira e encerrar a sequência de seis jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. O time potiguar conseguiu aproveitar as chances que criou ao longo da partida e contou com a boa participação do atacante Éderson para superar o lanterna Grêmio-SP por 2 a 1, em Natal.

Depois de seis jogos, o ABC-RN voltou a vencer na Série B
Depois de seis jogos, o ABC-RN voltou a vencer na Série B
Foto: Frankie Marcone / Futura Press

Cascata deixou o ABC após a última temporada e se transferiu para o Náutico. Nos Aflitos, o meia não conseguiu repetir as boas atuações que teve em Natal e viu uma grave lesão no joelho determinar o seu afastamento do futebol por seis meses. Após se recuperar, o jogador recebeu mais um voto de confiança dos potiguares e voltou com a missão de livrar o time do rebaixamento para a Série C.

Com uma atuação segura, o jogador conseguiu cumprir bem com o seu papel e pôde contribuir para levar o time aos 25 pontos na tabela de classificação. O resultado aliviou a situação do clube na competição nacional e abre uma ligeira distância para os últimos colocados. O Grêmio-SP, por sua vez, segue dando passos largos rumo à Terceira Divisão e permaneceu na última colocação, com apenas 13 pontos conquistados.

O jogo

A fase das duas equipes na Série B não é boa e a forma como a partida se desenrolou nos primeiros minutos evidenciou a limitação técnica dos clubes. Sem nenhuma chance nos toques de bola iniciais, o ABC conseguiu colocar o seu mando de campo à prova apenas aos 29min, em cobrança de falta perigosa do atacante Éderson.

Os potiguares se mantiveram no ataque após este lance e, aos 32, acertaram a trave do goleiro Fernando Leal. De novo o centroavante Éderson foi o responsável pelo chute que passou por todos e explodiu no poste defendido pelo arqueiro paulistano.

As duas oportunidades empolgaram tanto o ABC que o gol não tardou a sair. Aos 35min, Guto fez linda jogada e cruzou na cabeça de Éderson. O atacante subiu sozinho e mandou mais uma vez na trave do goleiro Fernando Leal. No rebote, o lateral Airton Oliveira chegou livre de marcação e empurrou para o fundo das redes.

A necessidade de reverter o placar levou o Grêmio-SP para o jogo e obrigou o goleiro Andrey a praticar boa defesa aos 39. No entanto, o camisa 1 não conseguiu evitar a violenta cabeçada do zagueiro André Luís. O experiente defensor da Abelha subiu após cobrança de falta da direita e testou firme para deixar tudo igual no Frasqueirão.

A igualdade no marcador poderia ter dado mais tranquilidade aos visitantes, mas um belo gol logo no primeiro minuto comprometeu tudo aquilo que o técnico Evandro Guimarães havia planejado nos vestiários. Após a deixada para trás de Pedro Silva, o infernal Éderson ajeitou mais à frente e mandou um lindo chute colocado para o ângulo de Fernando Leal.

Sem poder de reação, o Grêmio-SP se viu obrigado a apostar no folclórico atacante Val Baiano para o lugar de Marcelinho Paraíba. Mas a substituição não trouxe o resultado que o time esperava. A chance que poderia ter mudado o jogo surgiu aos 31 minutos, quando Andrey se atrapalhou em cobrança de falta e viu a bola explodir em seu travessão. No rebote, André Luís tentou a conclusão para o gol e mandou para fora.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade