PUBLICIDADE

Paraná marca no último lance e empata com Botafogo em casa

Na estreia do técnico Zé Ricardo, o time carioca sai na frente, mas cede empate aos 50 minutos do segundo tempo

12 ago 2018 - 13h22
(atualizado às 15h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Na estreia do técnico Zé Ricardo, o Botafogo vencia por 1 a 0, mas o Paraná marcou o gol do empate aos 50 minutos do segundo tempo. O jogo foi disputado na manhã deste domingo, no estádio Durival de Brito. O resultado fez o Alvinegro de General Severiano chegar aos 22 pontos ganhos e ocupar a nona posição, enquanto o Paraná segue na lanterna do Campeonato Brasileiro com 14 pontos ganhos. Rodrigo Lindoso marcou, de pênalti, para o Botafogo, enquanto Alex Santana anotou para a equipe curitibana.

O partida foi muito movimentada e os dois times atuaram com dez jogadores desde a metade do primeiro tempo, quando jogadores das duas equipes se envolveram em grande confusão, o que provocou a expulsão de Cléber Reis, do Paraná, e Matheus Fernandes, do Botafogo.  O time carioca saiu na frente, mas recuou demais para defender o resultado e acabou castigado com o gol da equipe de Vila Capanema.

Jogo entre Paraná e Botafogo terminou empatado em 1 a 1; placar não ajudou nenhum dos dois times
Jogo entre Paraná e Botafogo terminou empatado em 1 a 1; placar não ajudou nenhum dos dois times
Foto: JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS / Estadão

Na próxima rodada, o Paraná vai visitar o Internacional, no Beira-Rio, enquanto o Botafogo vai receber o Atlético-MG, no Engenhão.

O jogo

O Paraná começou no ataque e antes do primeiro minuto, Rafael Grampola tocou para a conclusão de Alex Santana, mas a bola passou longe do gol defendido por Saulo. O time da casa mostrava mais disposição ofensiva enquanto o Botafogo adotava uma postura mais cautelosa, preferindo bloquear as investidas do adversário e mantendo apenas Aguirre na frente.

Aos oito minutos, a equipe de Curitiba chegou novamente. Silvinho tocou para Rafael Grampola que chutou forte, mas encobriu o travessão.  O time dirigido por Zé Ricardo mostrava grande dificuldade em se organizar dentro de campo e sofria pressão da equipe da casa, armado com três atacantes e que nao dava liberdade ao adversário para sair jogando com tranquilidade.

Zé Ricardo teve um empate com gosto de derrota em sua estreia como técnico do Botafogo
Zé Ricardo teve um empate com gosto de derrota em sua estreia como técnico do Botafogo
Foto: JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS / Estadão

Só aos 13 minutos é que o Botafogo chegou, pela primeira vez, com perigo na área paranaense.  Leo Valencia foi lançado por Aguirre, driblou o goleiro Richard, mas perdeu o ângulo e acabou chutando na rede pelo lado de fora.

O Paraná respondeu aos 18 minutos quando Maicosuel cruzou, a defesa não conseguiu afastar e Torito completou. A bola passou perto do gol defendido por Saulo.

O jogo ficou mais equilibrado e, aos 21 minutos, foi a vez de Luis Fernando exigir boa defesa de Richard, depois de receber ótimo passe de Matheus Fernandes.

Aos 25 minutos, Maicosuel, Silvinho  e Matheus Fernandes se desentenderam após dividida na lateral e os jogadores e reservas dos dois times se envolveram numa grande confusão. Depois que os ânimos foram serenados, o árbitro mostrou cartão vermelho para o zagueiro Cléber Reis,do Paraná, e para o volante Matheus Fernandes, do Botafogo. Para recompor a defesa, o técnico Rogério Micale trocou o atacante Rafael Grampola pelo lateral Baez, deslocando Igor para formar a dupla de zaga com Renê.

Confusão generalizada entre jogadores do Paraná Clube e do Botafogo durante partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Confusão generalizada entre jogadores do Paraná Clube e do Botafogo durante partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Foto: CARLA LARINI/O FOTOGRÁFICO / Estadão

Quando a partida recomeçou a equipe curitibana voltou com maior agressividade e ameaçou o Botafogo aos 35 e 36 minutos, em chutes de Alex Santana e Carlos.

O Alvinegro de General Severiano voltou a dominar a partir dos 40 minutos.  Após cruzamento na área, Aguirre cabeceou para o chão e Richard fez grande defesa, evitando o gol da equipe carioca. Três minutos depois foi a vez de Rodrigo Pimpão desperdiçar uma grande chance, ao cabecear para fora depois de receber lançamento de Marcinho. No último lance da etapa inicial, Pimpão tentou uma bicicleta, mas a bola foi em cima do Richard.

O segundo tempo começou com mais uma oportunidade desperdiçada pelo Botafogo, logo aos três minutos. O lateral-esquerdo Moisés fez ótimo lançamento para Luiz Fernando que, livre na pequena área, bateu para fora, levando o técnico Zé Ricardo a colocar as mãos na cabeça.

 Luiz Fernando lamenta chance perdida pelo Botafogo
Luiz Fernando lamenta chance perdida pelo Botafogo
Foto: REINALDO REGINATO/FOTOARENA / Estadão

O Paraná respondeu no minuto seguinte. Após cruzamento, a zaga alvinegra se atrapalhou e Silvinho, desatento, deixou a bola passar quando estava livre diante do goleiro Saulo.

A partida caiu de ritmo e os dois times pareciam mais preocupados em não sofrer gols do que tentar marcá-los. A entrada do meia João Pedro no lugar de Rodrigo Pimpão deixou Aguirre mais isolado no ataque.

Aos 24 minutos, Luiz Fernando invadiu a área e foi derrubado por Renê. O árbitro marcou pênalti que Rodrigo Lindoso converteu aos 28 minutos, depois de muita reclamação dos jogadores do Paraná.

Lindoso comemora o seu gol pelo Botafogo, no empate em 1 a 1 contra o Paraná
Lindoso comemora o seu gol pelo Botafogo, no empate em 1 a 1 contra o Paraná
Foto: HEULER ANDREY/DIA ESPORTIVO / Estadão

Rogério Micale tentou aumentar a agressividade do time paranista, trocando o apagado Silvinho por Caio Henrique. Sem outra alternativa, o time da casa aumentou a pressão e, aos 36 minutos, Alex Santana arriscou, da intermediária, e Saulo defendeu com alguma dificuldade.

Para tentar segurar o resultado, o técnico Zé Ricardo colocou o volante Jean no lugar do meia-atacante Luiz Fernando. Aos 45 minutos, novamente Alex Santana assustou Saulo com um chute perigoso, mas a bola saiu.

Alex Santana comemora o seu gol pelo Paraná contra o Botafogo no finalzinho do jogo
Alex Santana comemora o seu gol pelo Paraná contra o Botafogo no finalzinho do jogo
Foto: JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS / Estadão

Nos minutos finais, o Botafogo recuou para defender a vantagem e o Paraná se lançou todo ao ataque e acabou alcançando o gol do empate aos 50 minutos. Alex Santana recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou em Igor Rabello e enganou o goleiro Saulo, decretando a igualdade no placar.

FICHA TÉCNICA

PARANÁ 1 X 1 BOTAFOGO

Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba (PR)

Data: 12 de agosto de 2018 (Domingo)

Horário: 11h(de Brasília)

Público: 4.831 pagantes

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)

Cartões amarelos: Renê, Richard, Alex Santana(Par); Rodrigo Pimpão, Marcinho, Renatinho, Jean(Bota)

Cartões vermelhos: Cléber Reis(Par); Matheus Fernandes(Bota)

Gols:

PARANÁ: Alex Santana, aos 50 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Rodrigo Lindoso, aos 28 minutos do segundo tempo

PARANÁ: Richard, Júnior, Cléber Reis, Renê e Igor; Alex Santana, Jorge Torito e Maicosuel(Rodolfo); Silvinho(Caio Henrique), Carlos e Rafael Grampola(Baez)

Técnico: Rogério Micale

BOTAFOGO: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Luiz Fernando(Jean) e Leo Valencia(Renatinho); Rodrigo Pimpão(João Pedro) e Aguirre

Técnico: Zé Ricardo

Veja também:

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade