Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro Série A

No dia do aniversário, Ceará vence e vira líder do Brasileiro

2 jun 2010 - 22h59
(atualizado às 23h34)
Compartilhar

No dia em que completou 96 anos, o Ceará deu enormes alegrias ao seu torcedor. Nesta quarta-feira, equipe alvinegra venceu o Avaí por 2 a 0 para garantir a festa no Estádio Castelão e para assumir a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Pela sexta rodada do campeonato, apenas o Corinthians pode assumir a primeira colocação, caso vença o Inter nesta quinta-feira.

A equipe cearense entrou em campo com o ousado objetivo de se manter invicto e, de quebra, assumir o primeiro lugar do campeonato. Também em boa campanha até o momento, o Avaí também tinha a intenção de se manter no G-4. Adicionada à empolgação das duas equipes, a diretoria do Ceará colocou à venda ingressos com preços promocionais, o que atraiu ainda mais torcedores ao Estádio Castelão, local da partida.

O jogo

Duas surpresas no Brasileiro, Ceará e Avaí começaram a partida sem demonstrar o mesmo interesse que vinham empenhando nas últimas partidas. Após muitos passes errados e pouca criatividade por parte dos meias e atacantes, o primeiro tempo acabou sem contabilizar qualquer lance de perigo para os goleiros Diego e Zé Carlos, de Ceará e Avaí, respectivamente.

Com pouco mais passe de bola, a equipe da casa exerceu relativo domínio sobre o rival catarinense, que se defendia sem muita dificuldade. O torcedor cearense que compareceu em grande número ao Castelão, aos poucos, foi perdendo o entusiasmo que vinha mostrando no começo do jogo e ouviu o apito do árbitro Arilson Bispo da Anunciação, indicando o intervalo, praticamente em silêncio.

Na volta para a segunda etapa, a equipe cearense continuou exercendo maior domínio no meio-campo, principalmente contando com a ousadia do veloz atacante Misael. As entradas de Érick Flores no lugar de Geraldo, e de Lopes no lugar de Washington, que sentiu cãibras, colocaram fogo na partida.

Jovem revelação do Flamengo, que está no Ceará por empréstimo, o meia Erick Flores tomou a iniciativa em criar as jogadas dos donos da casa. Em seu primeiro lance, já mostrou o cartão de boas vindas em uma rápida arrancada pela esquerda, em que foi parado com falta por Patric.

Aos 26min, o torcedor cearense finalmente ganhou motivos para acreditar em novo triunfo de sua equipe. Em jogada de escanteio, Ernandes domina pela esquerda, cruza e Fabrício, livre dentro da pequena área, desperdiça chance clara de marcar.

O Castelão viria abaixo mesmo três minutos depois, quando Misael recebeu passe pelo meio e fintou um zagueiro antes de bater no canto esquerdo da meta adversária. O goleiro Zé Carlos até chegou a tocar a bola, mas não conseguiu impedir que ela morresse no fundo do gol.

O gol tornou o jogo ainda mais interessante. O Avaí tenta atacar, mas encontra resistência na formação imposta pelo técnico PC Gusmão. Aos 32min, um bom lance de perigo da equipe visitante: o zagueiro Émerson Nunes dominou na entrada da área rival, fez a finta e chutou a bola rente ao travessão.

A relativa pressão do Avaí se mostra infrutífera e, aos 47min da etapa complementar, o time alvinegro joga a pá de cal nas pretensões de seu rival. Tony, que havia entrado há pouco no lugar de Misael, é lançado em contragolpe, carrega sem marcação e rola para Lopes tocar para o gol livre.Embalado por assumir a ponta, o Ceará volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Atlético Mineiro, na última partida das duas equipes antes da paralisação para a Copa do Mundo. Por outro lado, o Avaí tentará a reabilitação no sábado, às 18h30, diante do Fluminense.

FICHA TÉCNICA

Ceará 2 x 0 Avaí

Gols

Ceará: Misael, aos 29min do 2º tempo, e Lopes, aos 47min do 2º tempo

Ponto Forte do Ceará

Dominou o meio de campo desde o início e ganhou com as substituições na segunda etapa.

Ponto Fraco do Ceará

Sonolência no primeiro tempo e pouca criatividade em alguns momentos.

Ponto Forte do Avaí

Bons contra-ataques no 2º tempo.

Ponto Fraco do Avaí

Jogou muito defensivamente e levou pouco perigo aos donos da casa.

Esquema Tático do Ceará

4-4-2

Diego; Oziel, Anderson, Fabrício e Ernandes; Careca, Heleno, João Marcos e Geraldo (Érick Flores); Misael (Tony) e Washington (Lopes). Técnico: PC Gusmão

Esquema Tático do Avaí

3-5-2

Zé Carlos, Emerson Nunes, Emerson, Léo San; Patric, Marcinho Guerreiro (Anselmo), Batista, Robson (Davi) e Marcos (Pará); Cristian e Roberto. Técnico: Péricles Chamusca

Cartões Amarelos

Avaí: Patric e Marcinho Guerreiro

Ceará: Heleno

Árbitro

Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Local

Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

No dia de seu aniversário, Ceará comemora liderança provisória
No dia de seu aniversário, Ceará comemora liderança provisória
Foto: LC Moreira / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra