Boneco satirizando Vinicius Júnior em festa espanhola gera polêmica e ameaça ao artista
Artista recebeu ameaças após representar o jogador segurando um troféu em formato de fezes douradas nas Fallas de Valência
Um boneco satírico do jogador brasileiro Vinicius Júnior, feito pelo artista espanhol Víctor Navarro Granero, causou controvérsia na Espanha. A peça, criada para as Fallas de Valência, mostra o atacante vestindo uma camisa metade do Real Madrid, metade da seleção brasileira, segurando um troféu em formato de fezes douradas. A representação irritou torcedores, e o autor recebeu ameaças de morte.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Estou surpreso com o que está acontecendo. A festa de Valência é justamente isso, brincar, satirizar sem intenção de ofender ou menosprezar alguém. Recebi tantas ameaças e palavras horríveis que tive que colocar todas as minhas redes sociais em modo privado. As pessoas perdem o respeito na internet e acham que podem dizer o que querem através das redes", disse o artista.
Com quase dois metros de altura, o boneco faz parte de uma coleção de sete peças de Granero para a festividade valenciana, conhecida pelo humor e críticas irreverentes. O artista explica que a sátira não era voltada diretamente para o jogador, mas para o Real Madrid, que teria demonstrado indignação após Vinicius não vencer a Bola de Ouro em 2024.
A festa Fallas de Valência, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, acontece anualmente em março e culmina com a queima dos bonecos. Apenas uma peça, escolhida pelo público, é poupada e passa a integrar o Museu Fallero. Agora, resta saber se a escultura de Vinicius Júnior será salva ou destinada à fogueira.