A situação dos banheiros nos estádios do Brasil

Recife

Aflitos

Data: 1/11/2009
Duelo: Náutico x Sport
Repórter: Olívia Mindêlo

ANTES DA PARTIDA
O banheiro feminino mais procurado dos Aflitos é apertado, quente e tem apenas dois vasos sanitários, o que gera filas e reclamações. O menos disputado tem cinco boxes e quatro pias. Fica quase deserto. Já os homens dispõem de quatro banheiros principais. São amplos, mas muitos torcedores preferem os muros localizados abaixo das arquibancadas. Uma poça de urina se acumula. O resultado é um mau cheiro que chega até o campo e se mistura com os alimentos vendidos próximos ao local.

Às 16h (17h de Brasília), com uma hora e meia para o início do clássico Sport x Náutico, os banheiros ficam sem filas. Só há dois boxes disponíveis para comportar o maior fluxo de mulheres do estádio (juntando social e arquibancada). Nas portas, não há fechaduras, trincos ou maçanetas - no banheiro maior ainda há. Uma pia pequena promete dar conta do recado. Pelo menos tem água nas torneiras e nas descargas. E nada está vazando. De uma escala de 0 a 10, nível 6 de limpeza - do chão aos vasos sanitários. Levemente precário e sujo, mas utilizável. Sabonete? Nem resquício. Toalha para enxugar as mãos? Tampouco. Papel higiênico é artigo escasso, mas uma hora depois já passa a ser disponibilizado por uma funcionária na porta.

DURANTE A PARTIDA
O pequeno banheiro das mulheres ferve. Fila de sete minutos, pelo menos, para conseguir entrar em um dos dois boxes. Em relação à visita anterior da reportagem, o nível de limpeza caiu de 6 para 4. E não é apenas por falta de zelo, mas pelo próprio comportamento das torcedoras. Elas ignoram a lixeira do lado do vaso sanitário, e tacam tudo o que é papel (e até absorvente usado) no chão. Do lado de fora dos boxes, água e marca de sapato formam uma lama preta no chão. Ainda tem água e papel higiênico. Uma poça de lama sai do banheiro dos homens, onde não há filas. Do outro lado do estádio, o movimento flui mais rápido e mais arejado. Os banheiros são mais amplos, embora o papel higiênico tenha acabado.

DEPOIS DO JOGO
Fim de jogo nos Aflitos. Movimento nos banheiros é muito menor do que no intervalo. Não há mais filas. Só aglomeração de torcedores para deixar o estádio. O estado dos banheiros, no entanto, é bem mais precário. Nível 3 de limpeza. No feminino, ainda há água e papel higiênico - talvez mais no chão do que pronto para uso. Sabonete não havia antes mesmo da partida e agora nem no sonho. Papel para secar as mãos, muito menos. Na pia, nada pinga. No sanitário, há sinais de vazamento no chão.

Terra