A situação dos banheiros nos estádios do Brasil

São Paulo

Morumbi

Data: 14/11/2009
Duelo: São Paulo x Vitória
Repórter: Ivan Pacheco

ANTES DO JOGO
A limpeza dos banheiros do Morumbi antes de a bola rolar era boa. Eles possuem papéis para a secagem das mãos e limpeza pessoal, além de torneiras com sensores (não são gastadeiras). Em menor número, alguns banheiros possuem torneiras normais. No entanto, não é possível observar sabonete nos locais. Algumas portas dos banheiros do estádio são-paulino estão sem trinco, mas elas são minoria. Já a limpeza dos vasos sanitários pode ser considerada boa. Os banheiros femininos recebem um cuidado mais especial do que os dos homens.

DURANTE O JOGO
No intervalo do jogo, a situação mudou bastante. Em alguns banheiros, notou-se água corrente em algumas torneiras (gastadeiras) que foram esquecidas abertas pelos usuários. Além disso, o chão é tomado por água e urina. O lixo não dá conta, e os torcedores criam um lugar alternativo para jogarem os papéis usados: o canto do WC. Faltam água nas privadas, para dar descarga, e o cheiro é bastante desagradável em todo o local. No geral, a limpeza dos banheiros passa a ser bastante ruim. Em alguns deles, inclusive, não é mais visto papel higiênico.

DEPOIS DO JOGO
Depois do apito final do árbitro, com a torcida saindo do estádio, pode-se observar uma piora crescente no estado de limpeza dos banheiros do Morumbi. O chão ficou completamente molhado com água e urina. O acúmulo de papéis e outros itens no canto do banheiro aumentou bastante. O cheiro passou a ser insuportável e o papel higiênico era raro. A limpeza dos vasos ficou muito ruim. Não tinha água para dar descarga. Algumas portas seguem com necessidade de reparos. Não foi visto, em momento nenhum, um funcionário responsável por manter o local organizado e limpo. Nem antes, nem durante e muito menos depois da partida.

Terra