Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Por que Papa João Paulo II foi lembrado em vitória do Fluminense contra Inter

Homenagem ao papa João Paulo II tem embalado campanha tricolor nos Estados Unidos

30 jun 2025 - 19h34
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A música "A bênção, João de Deus", em homenagem ao papa João Paulo II, padroeiro do Fluminense desde 2010, tem inspirado a torcida e a campanha do time no Mundial de Clubes nos EUA.
Torcida do Fluminense nos Estados Unidos
Torcida do Fluminense nos Estados Unidos
Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C

"A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!”. A música cantada pelos torcedores tem embalado a campanha do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. 

Fora dos estádios, a referência é constantemente lembrada nas redes sociais dos tricolores, inclusive após a vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão nas oitavas de final. Mas, afinal, por que os torcedores têm essa ligação com a figura religiosa?

Trata-se de uma homenagem ao papa João Paulo II, padroeiro do Fluminense desde 2010. A conexão começou durante a visita do então pontífice ao Brasil, em 1980. Na ocasião, ele foi presenteado com uma camisa do time e inspirou a criação da música. 

Foi em outubro daquele ano que "A benção, João de Deus" ganhou as arquibancadas do Maracanã na vitória nos pênaltis sobre o Vasco da Gama, na final do primeiro turno do Campeonato Carioca. 

Em novembro, novamente contra o Cruzmaltino, a música voltou a ser cantada e o Fluminense bateu o rival para ficar com o título. 

O papado, iniciado em 1978, chegou ao fim em 2 de abril de 2005, com a morte de João Paulo II. No dia seguinte, no Maracanã, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1 e conquistou mais um título Carioca. A relação continuou e ‘João de Deus’ se tornou padroeiro do Tricolor das Laranjeiras, em 2010. 

Com a ‘Benção de João de Deus’, o time de Renato Gaúcho segue vivo no Mundial de Clubes. Nas quartas de final, os cariocas aguardam o vencedor do duelo entre Manchester City, da Inglaterra, e Al Hilal, da Arábia Saudita.

Torcida comemora classificação do Fluminense em Copacabana após 2 a 0 contra a Inter de Milão:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade