Vasco tem em Diniz o trunfo para voltar a vencer o Flamengo; entenda
O treinador é quem mais venceu o Rubro-Negro desde 2019, ano que marca o início da era vencedora do clube
O Vasco quebra três tabus em caso de vitória sobre o Flamengo, no próximo domingo (21). Se isso acontecer, 0 Cruz-Maltino encerra uma sequência de 11 jogos sem vencer o rival, volta a ganhar o Clássico dos Milhões pelo Brasileirão depois de quase 10 anos, e termina o maior jejum de vitórias no novo Maracanã, que já dura 12 partidas.
O retrospecto é desanimador, mas o Vasco tem um trunfo importante não mãos. Trata-se de Fernando Diniz, que parece ter a receita para vencer o Flamengo. Desde 2019, quando começou a era vitoriosa do rival, nenhum técnico ganhou jogos do Rubro-Negro quanto o treinador vascaíno.
São 24 jogos, com sete vitórias de Fernando Diniz, sete empates e 10 vitórias do Flamengo. Os confrontos aconteceram com o treinador comandando Fluminense, São Paulo, Santos e Cruzeiro. Portanto, essa será a primeira vez do técnico à frente do Vasco no Clássico dos Milhões.
Até 2023, Fernando Diniz tinha vantagem sobre o Flamengo, impondo ao Rubro-Negro duras derrotas. Comandando o São Paulo em 2020, aplicou uma goleada em pleno Maracanã por 4 a 1 e passou na Copa do Brasil, com um placar agregado de 5 a 1. Com o Fluminense, conquistou o Carioca de 2023 com uma goleada por 4 a 1.
No entanto, a freguesia mudou de lado a partir do ano passado. Fernando Diniz perdeu quatro dos cinco jogos contra o Flamengo, que passou a ter vantagem no histórico do confronto.
Melhor do que Abel Ferreira
Em aproveitamento, levando em consideração os técnicos que venceram o Flamengo pelo menos três vezes a partir de 2019, Fernando Diniz tem o 5º melhor. No entanto, da lista, o treinador do Vasco é quem mais enfrentou o Rubro-Negro.
Jorge Sampaoli por exemplo, tem 75% de aproveitamento diante do Flamengo, mas em apenas 4 jogos. Abel Ferreira possui 36% de aproveitamento contra o Rubro-Negro, enquanto Fernando Diniz soma 38% no comando de equipes inferiores ao time do Palmeiras.
Jorge Sampaoli - 3 vitórias - 1 derrota - 75%
Guto Ferreira - 3 vitórias - 1 empate - 1 derrota - 67%
Mauricio Barbieri - 3 vitórias - 3 empates - 4 derrotas - 40%
Mano Menezes - 3 vitórias - 5 empates - 4 derrotas - 39%
Fernando Diniz - 7 vitórias - 7 empates - 10 derrotas - 38%
Roger Machado - 4 vitórias - 3 empates - 7 derrotas - 36%
Abel Ferreira - 3 vitórias - 6 empates - 5 derrotas - 36%
Juan Pablo Vojvoda - 3 vitórias - 1 empate - 5 derrotas - 28%
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.