Jornalista dá moral para Pedro após declaração de Filipe Luís
A situação entre Pedro e o técnico Filipe Luís segue como um dos principais focos nos bastidores do Flamengo. Após ser alvo de críticas públicas por parte do treinador, o centroavante procurou os colegas de elenco para esclarecer pontos que envolvem seu nome e, sobretudo, tentar restaurar o ambiente interno.
Revelado pelas categorias de base do Fluminense e atualmente no elenco rubro-negro, Pedro enfrentou uma grave lesão no joelho em 2024 e não marca desde a vitória por 4 a 2 sobre o Botafogo-PB, em 21 de maio. Ainda assim, vinha recebendo oportunidades esporádicas no time, o que tem motivado insatisfação. Conforme apurado, ele demonstrou incômodo com a informação vazada de que poderia ser negociado por 15 milhões de euros.
A crise foi intensificada após a vitória sobre o São Paulo, no sábado (12 de julho), quando Filipe Luís usou termos como "lamentável" e "ridículo" para criticar a conduta de Pedro nos treinamentos. Segundo o treinador, o atacante "rompeu com um princípio claro que é a cultura de treino", o que justificaria sua ausência até mesmo entre os reservas na última partida.
Filipe Luís em coletiva no Mundial de Clubes (Foto: Divulgação/Flamengo)
Em resposta ao desgaste, Pedro promoveu uma reunião com os companheiros de time, sem a presença do treinador. A atitude foi elogiada por Thiago Asmar, o Pilhado, que destacou a importância da iniciativa: "Para que tenha clima agora. Chegando ali sem graça, sem ter clima com os colegas e todos olhando de rabo de olho. Ia ficar impossível tentar dar a volta por cima. Enquanto não surgir uma proposta alta, ele fez o ideal. Ele tinha que se posicionar e se explicar aos colegas".
Apesar da crítica recebida, Pedro reconheceu o baixo desempenho nos treinos, mas também relatou estar abalado com a exposição do caso e o modo como as informações foram divulgadas para a imprensa. O desconforto se agravou com os termos utilizados por Filipe Luís, os quais o atacante teria considerado desrespeitosos.
Por outro lado, o comentarista Craque Neto questionou o momento e a forma como Filipe Luís expôs o atacante. "Quando que o Pedro, em um ano machucado, deixou de treinar? Quando ele teve problemas de relacionamento?", pontuou. O ex-jogador também lembrou elogios recentes feitos ao camisa 9, e sugeriu que o clube sentiria mais a ausência do jogador do que a do técnico: "Vamos ver de quem o Flamengo vai sentir falta, do Pedro ou do Filipe Luís. Pra mim, do Pedro".
Atualmente, Pedro não pode atuar por outra equipe do futebol brasileiro nas competições nacionais, já que participou de oito partidas no Campeonato Brasileiro e atuou também pela Copa do Brasil. Isso restringe eventuais movimentações a clubes estrangeiros ou torneios internacionais como a Sul-Americana ou a Libertadores.
Enquanto isso, o departamento de futebol do Flamengo, liderado por José Boto, precisará conduzir com cautela as tratativas internas. Afinal, o mês de julho promete ser decisivo para a estabilidade do elenco rubro-negro.