PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Desinformada pelo MP, Lusa quer culpar e processar Da Lupa

O Ministério Público não notificou a Portuguesa sobre suas conclusões recentes, mas o clube também tem feito uma apuração, pois pretende responsabilizar o ex-presidente pela escalação irregular do meia Héverton

12 nov 2014 - 11h48
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Manuel Da Lupa ainda não colaborou com investigação interna da Portuguesa</p>
Manuel Da Lupa ainda não colaborou com investigação interna da Portuguesa
Foto: Terra

Vice-presidente jurídico da Portuguesa, José Luiz Ferreira de Almeida não sabia nada sobre as informações mais recentes, publicadas nesta terça-feira pelo Estado de S. Paulo, que apontam um caso de corrupção grave no clube. O Ministério Público não entra em contato com o time desde o começo deste ano. Informado pela reportagem do Terra sobre a notícia, ele ficou impressionado e reforçou a estratégia do clube: colaborar com as investigações do MP para que o ex-presidente da Portuguesa, Manuel Da Lupa, seja responsabilizado e, no futuro, processá-lo.

Ao saber da notícia, José Luiz soltou "caramba hein" e perguntou se a informação tinha partido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele complementou dizendo que, pessoalmente, concorda com a investigação do MP: "eu já estava vendo que o MP estava chegando muito perto do que realmente aconteceu. Isso é meu entendimento, é pessoal, não tenho acesso a nada. Acredito que o ex-presidente (Manuel da Lupa) agiu com culpa, junto com o advogado, por um motivo outro", afirmou, deixando bem claro que não sabe se o erro dos dirigentes aconteceu por dinheiro ou apenas desconhecimento.

A Portuguesa também está investigando internamento o que aconteceu. Mas o processo dessa apuração está muito lento e pode ser terminado apenas em 2015: "a gente conseguiu chamar o Da Lupa para depor duas ou três vezes, mas ele não compareceu. Na última ele disse que estava doente. Mas a comissão vai apresentar um parecer sobre tudo. Pode ser nesse ano ou no ano que vem".

Essa comissão de investigação da Portuguesa só vai apurar e possivelmente punir os erros que aconteceram dentro do clube. Ou seja, não poderá investigar quem teria feito um possível pagamento para o clube, nem o envolvimento de outras pessoas, como o advogado Osvaldo Sestário Filho, que era o responsável por avisar sobre a suspensão de Héverton. O meia deveria ficar fora do jogo contra o Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, mas foi relacionado.

Calvário da torcida da Portuguesa tem palavrões e desolação:

Dado isso, a Portuguesa pretende esperar a conclusão do MP para tomar alguma atitude contra Da Lupa. Se fizer isso, será de forma contundente: "se tiver punição ao presidente, a Portuguesa vai fazer uma reunião com o jurídico para saber a possibilidade de uma ação de ressarcimento de danos, porque ele causou prejuízo financeiro e moral".

O Estado de S. Paulo informou que o inquérito do MP já concluiu que a Portuguesa escalou irregularmente o meia Héverton por ter recebido dinheiro em troca. Agora o MP pretende investigar de onde saiu esse dinheiro. A reportagem tentou entrar em contato com Roberto Senise Lisboa, promotor que está cuidando do caso, mas a assessoria informou que ele estava dando aula e, por causa da grande procura da imprensa, deve ser realizada uma entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade